O advogado e empresário Breno Luz e a médica Paula Vinha são os convidados do programa dessa semana.
A sua semana já começa ao som de muitos Ecos... são os Ecos do Meio chegando, aqui na Rádio Mega Brasil Online!
E o programa Ecos do Meio desta semana fala sobre um assunto que vem provocando muitos ecos em nosso meio: cannabis medicinal. Para explicar mais a respeito do tema, e contar um pouco sobre a Conferência Internacional de Cannabis Medicinal-CICMED, recebemos Breno Luz, advogado e empresário idealizador da CICMED e Paula Vinha, médica estudiosa, membro de sociedades internacionais de cannabis medicinal e Coordenadora Científica da Conferência.
Serão três dias de cursos, palestras, debates e muito diálogo envolvendo médicos, profissionais de saúde, acadêmicos e autoridades, que estarão se reunindo em São Paulo, de 03 a 05 de agosto, no Centro de Convenções Frei Caneca, na II Conferência Internacional de Cannabis Medicinal-CICMED, que tem como finalidade apresentar, em mais de 15 especialidades médicas, os benefícios comprovados do uso farmacêutico da planta.
Apesar do uso da cannabis para fins medicinais ser datado de milhares de anos, o primeiro uso no Brasil autorizado judicialmente foi em 2013, sendo a única forma de amenizar os sintomas de uma menina de cinco anos, que sofria com quadros de epilepsia refratária, e o sofrimento de sua família. Nesta direção hoje, a Assembleia Legislativa de SP (Alesp) deu um passo importante aprovando a Lei 17.618/2023, que instituiu a política estadual de fornecimento gratuito de medicamentos à base de canabidiol no SUS de São Paulo, a fim de garantir uma qualidade de vida aos pacientes e seus familiares.
Segundo Paula Vinha, apesar da normativa de uso pelo SUS, ainda não se sabe como isso se dará, ou seja, quais produtos serão utilizados e como os médicos serão treinados, “porque precisa haver uma capacitação para todos os profissionais de saúde da rede pública”. A especialista insiste nessa definição, pois, para ela, “esse é um caminho sem volta” e aproveita para alertar as empresas quanto ao uso de medicamentos à base de cannabis por seus funcionários só devem ser realizadas através da prescrição de um médico autorizado.
Para Breno e Paula dizer que não há evidências na comprovação e benefícios do uso da cannabis, assim como, que não há ciência, estudo e dedicação, que garanta uma condição de vida mais equilibrada aos pacientes, “é um desserviço à população e é isso que a gente quer mostrar no congresso, que possui um foco totalmente científico, com promoção da saúde, difusão de conhecimento e quebra de preconceito, que são também os nossos ecos”, finalizam os responsáveis pelo evento.
Não perca a entrevista com Breno Luz e Paula Vinha, que vai ao ar nessa terça-feira (18/07), às 15h.
Ecos do Meio é apresentado pela jornalista Rose Campos todas as terças, às 15h, com reapresentações as quartas, às 11h, e as quintas, às 20h, na Rádio Mega Brasil Online.
O programa também é disponibilizado, simultaneamente com a exibição de estreia, no Spotify, e em imagens, na TV Mega Brasil.