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Universidade Ajinomoto

A operação brasileira da companhia lança a primeira Universidade Tecnológica do Grupo para capacitar colaboradores. Curso tem como objetivo desenvolver habilidades modernas e atender às novas demandas do mercado

Divulgação

Na foto, de cima para baixo, da direita para esquerda: Vitor Oliveira, Natalia Fernanda de Freitas, Gilberto Dorante Baldi, Gleydson Leandro da Silva Souza, Rafael Cozol Martins, Renato Paiva Del Esposte, Alex Felix de Medeiros Junior, Mariana Manzato Masselani, Diego Rafael Santos, Michele Pessoa do Nascimento, Adeline da Silva Pereira e Marcos Pieroni Junior

A Ajinomoto do Brasil, produtora de aminoácidos e proprietária de marcas renomadas, está dando um passo importante no desenvolvimento de seus colaboradores ao lançar a primeira Universidade Tecnológica Ajinomoto (UTA) do Grupo Ajinomoto. A inauguração será na fábrica da empresa localizada em Limeira, no interior de São Paulo, e contará com a presença do presidente Shigeo Nakamura e de diretores da companhia.

A universidade será um espaço dedicado ao aprimoramento do conhecimento e das habilidades dos colaboradores da companhia, com foco em novas tecnologias que impulsionam a transformação digital da empresa e da sociedade. O curso de capacitação será realizado em formato híbrido, com salas de aula interativas, e contará com um corpo docente de 13 professores altamente capacitados, todos profissionais da Ajinomoto do Brasil, com formações diversas.

A primeira turma da UTA será formada por 30 colaboradores, que terão a oportunidade de desenvolver suas carreiras profissionais por meio de uma jornada de aprendizado dividida em disciplinas tecnológicas e culturais. Além disso, os alunos terão acesso a uma plataforma online da Universidade, para ampliar o conhecimento de forma prática e didática.

“A criação da primeira Universidade Tecnológica do Grupo Ajinomoto reforça nosso compromisso com a inovação e a excelência em todas as áreas de nossos negócios. Queremos oferecer aos colaboradores um ambiente de aprendizado moderno e avançado. Isso também potencializará a geração de valor compartilhado entre a companhia e os colaboradores, fortalecendo a capacitação e o empoderamento das equipes para cada membro ser um grande agente de transformação da organização”, afirma o diretor executivo da Ajinomoto do Brasil, João Carlos Castello

O curso de capacitação da UTA seguirá o sistema de ensino conhecido como andragogia, jornada educacional voltada para o aprendizado de adultos, em que o professor é um facilitador, estimulando os alunos a participarem ativamente de seu próprio processo de aprendizagem. “Nas disciplinas técnicas, serão utilizadas metodologias de troubleshooting, que auxilia na identificação de problemas e soluções, além de ferramentas de análise de dados, incluindo uma exclusiva da Ajinomoto do Brasil, chamada Sistema de Controle de Processos (SCP)”, explica o executivo.

O SPC é um sistema que funciona em tablets para digitalização de dados, processos e materiais. Já nas disciplinas culturais, João Carlos ressalta que serão abordadas três disciplinas relevantes no mundo corporativo, como Propósito e Cultura Organizacional, Mindset Ágil e Liderança Ágil.

O curso de capacitação será considerado horas de trabalho realizadas, com o limite máximo de 24 horas-aula semanais. Além disso, as aulas poderão durar até quatro meses, dependendo da função do colaborador. Segundo João Carlos, após o final do curso, o aluno será desafiado a aplicar o conhecimento adquirido em um projeto de conclusão relacionado à sua área de atuação. Posteriormente, receberá o certificado de formação na Universidade Tecnológica Ajinomoto (UTA).

Durante um período de seis meses, os alunos irão desenvolver um projeto de conclusão de curso, orientados pelos facilitadores. Após a conclusão, irão liderar o projeto dentro de suas áreas, buscando promover melhorias na companhia. Olhamos para a transformação dos nossos colaboradores, para a nova cultura do trabalho, como o modelo híbrido, e sobretudo para os nossos consumidores”, finaliza o diretor executivo da Ajinomoto do Brasil.

Presente no Brasil desde 1956, a Ajinomoto é uma multinacional japonesa e referência mundial em aminoácidos. A empresa oferece produtos tanto para o consumidor como insumos para as indústrias alimentícia, cosmética, esportiva, farmacêutica, de nutrição animal e agronegócios. Atualmente, a unidade brasileira é a terceira mais importante do Grupo Ajinomoto fora do Japão, atrás apenas da Tailândia e dos Estados Unidos, e atua segmento de food servisse. Com quatro unidades fabris, localizadas no estado de São Paulo, nas cidades de Limeira, Laranjal Paulista, Valparaíso e Pederneiras, e sede administrativa na capital, emprega cerca de três mil funcionários e atende tanto ao mercado interno como ao externo.