Logo Logo Logo Logo Logo

Metaverso vive

Levantamento data driven realizado pela agência Vianews aponta que a exposição midiática sobre o Metaverso em 2023 se mantém bem similar à registrada no ano anterior. A pesquisa também fala que a impressão de que o assunto “morreu” pode estar relacionada ao seu nível de exposição, sobretudo em comparação à explosão do ChatGPT

Divulgação

“Apesar dos desafios econômicos que impactam diretamente os investimentos em processos de transformação digital e novas tecnologias, cada dia mais o Metaverso aparenta estar conquistando o seu espaço e se firmando como um caminho sem volta para os negócios do futuro”, diz Pedro Cadina, CEO da Vianews

Segundo um levantamento inédito realizado pela área de Data Driven e Análise de Dados da Vianews, agência de comunicação integrada para a América Latina, o Metaverso segue como um assunto de interesse, não só no radar das empresas, como na mídia brasileira.

De acordo com o mesmo levantamento, em 2022, o assunto foi tema de 64.223 matérias, publicadas em veículos impressos e digitais, resultando em uma média de 5.351 menções na mídia por mês.

Já nos primeiros cinco meses de 2023, foi identificado um total de 22.446 matérias sobre o assunto, resultando em uma média de 4.489 menções ao Metaverso por mês. No mesmo período de 2022, o assunto manteve praticamente o mesmo índice de exposição, com um total de 24.518 menções identificadas, ou seja, uma média de 4.903 menções/mês.

Ao analisar os dados de exposição do Metaverso na mídia brasileira, concluímos que o assunto ainda se mantém bastante relevante na agenda das empresas e, consequentemente, na pauta da mídia brasileira. O que pode explicar a falsa impressão de que o assunto ‘morreu’, talvez seja o seu grau de abrangência, sobretudo em comparação à explosão do ChatGPT”, explica Pedro Cadina, CEO da Vianews.

Para efeito de comparação, no hype do ChatGPT em fevereiro deste ano, o assunto foi citado em 5.139 títulos de matérias, segundo dados de uma outra pesquisa realizada pela Vianews. No mesmo período, o Metaverso foi identificado em 4.618 publicações.

Apesar dos desafios econômicos que impactam diretamente os investimentos em processos de transformação digital e novas tecnologias, cada dia mais o Metaverso aparenta estar conquistando o seu espaço e se firmando como um caminho sem volta para os negócios do futuro”, completa Cadina.

Realizada por meio de uma ferramenta digital de monitoramento de marcas, a análise feita pela Vianews levou em conta as publicações identificadas entre 1 de janeiro de 2023 e 31 de maio de 2023, que continham “Metaverso” no título, no corpo da matéria e/ou link building.