Divulgação / LinkedIn
Thomaz Machado, o novo CEO da Scanntech no Brasil
A Scanntech, empresa de tecnologia líder em inteligência e análise de dados para o varejo e indústrias de bens de consumo, anunciou a contratação de Thomaz Machado para o posto de CEO de sua operação brasileira. O executivo chega à companhia após um aporte minoritário de R$ 200 milhões da Warburg Pincus, um dos maiores fundos globais de private equity.
Com uma carreira internacional de duas décadas construída na Anheuser-Busch InBev, a maior cervejaria do mundo, Thomaz agora se junta à Scanntech com a tarefa de dar continuidade ao acelerado crescimento da empresa no País, contando com a sua vasta experiência no relacionamento da indústria com o varejo e em estratégias de trade marketing e vendas.
Sua trajetória na indústria sempre esteve conectada ao varejo. Baseado por oito anos em Nova York, atuou como Diretor Global de Trade Marketing e Vice-Presidente Global de Operações Digitais. Antes disso, trabalhou por 12 anos na AmBev, com passagens pelas áreas de Marketing, Comercial e de Tecnologia.
Machado também liderou o processo de transformação digital da área Comercial da companhia de bebidas com a fundação do “BEES”, plataforma digital de B2B, e sua expansão para 22 países do ecossistema. O BEES interage com toda a base de clientes da cervejaria e, mais recentemente, foi adotada por outras grandes indústrias. A plataforma digital conta com mais de 3,6 milhões de usuários ativos únicos mensais e transaciona US$ 30 bilhões de dólares por ano.
Agora, estando à frente da operação da Scanntech no Brasil, os cofundadores da empresa, Raul Polakof e Benny Szylkowski, passam a focar em suas posições globais. “A chegada de um executivo do nível e com a experiência de Thomaz Machado diz muito sobre a ambição que temos em relação ao mercado brasileiro”, diz Raul Polakof, CEO do Grupo.
Nos últimos cinco anos, a plataforma de analytics registrou um crescimento médio anual aproximado de 80%. “O número de varejistas e indústrias parceiras conectadas não para de crescer, e Thomaz potencializará nosso ritmo de expansão nas várias frentes de negócio”, complementa Benny Szylkowski, Presidente Global do Varejo.
Na Scanntech, Machado terá como principais missões capitanear o desenvolvimento de novos produtos e continuar expandindo a cobertura de dados capturados pela plataforma. “Fiquei impressionado com a qualidade dos produtos baseados em uma tecnologia única, fruto de um time experiente e preparado de desenvolvedores aliado a um DNA empreendedor dos sócios. Acredito que a companhia tem potencial para continuar desenvolvendo soluções disruptivas no mercado brasileiro, transformando a relação entre indústria e varejo. Temos tudo para acelerar nosso crescimento no País”, frisa o novo CEO.
Atualmente, a base de dados da Scanntech alcança mais de 35 mil lojas. A companhia processa dados equivalentes a mais de R$ 600 bilhões por ano de supermercados e atacarejos de todos os tamanhos e regiões do País, o que equivale a mais de 86% da projeção de faturamento da ABRAS (Associação Brasileira de Supermercados) para o mercado alimentar no Brasil. Entre os varejistas parceiros estão as principais redes regionais e os grandes grupos nacionais, como Pão de Açúcar e Carrefour.