Divulgação
GOL e Mauricio de Sousa Produções apresentam avião temático em comemoração aos 60 anos da Mônica. Transportadora aérea oficial do projeto “Mônica 60”, a GOL personaliza um Boeing 737-800 com ilustrações inéditas e exclusivas
A Turminha mais famosa do Brasil está no ar! Uma parceria entre a GOL e a Mauricio de Sousa Produções (MSP) decola com a ação Coelhadas no Ar. Um Boeing 737-800 totalmente adesivado, interna e externamente, conta com artes inéditas criadas exclusivamente pela MSP em comemoração aos 60 anos da Mônica, personagem que conquistou milhões de fãs em todo o mundo.
A união entre duas empresas totalmente brasileiras faz parte do do projeto da GOL de incentivar a diversidade e a socialização por meio de ações que valorizem a conexão com o Brasil e tudo o que ele representa. Ao longo das gerações, muitos brasileiros cresceram lendo as cativantes histórias da Turma da Mônica, com os quadrinhos que desempenharam papel fundamental na alfabetização de milhões de crianças e as ajudaram a dar seus primeiros passos na leitura.
“Promover a cultura brasileira através do turismo e apoiar projetos que contribuam para a educação é parte essencial do que a GOL acredita ser a sua verdadeira missão como Companhia. Encontramos na parceira Mauricio de Sousa Produções o mesmo DNA que nos move: ser uma empresa para todos. Criada pelo genial Mauricio, a personagem Mônica é uma menina forte que por 60 anos vem inspirando e divertindo tantas gerações, além de ser Embaixadora do Turismo nacional. Nossa aeronave é o presente de aniversário da Mônica na forma de uma experiência única para nossos Clientes”, afirma Celso Ferrer, CEO da GOL.
Voo inaugural
O Boeing 737-800 temático foi apresentado no domingo (16), em evento exclusivo no aeroporto de Confins (CNF). No dia seguinte, a aeronave alçou voo direto a Congonhas (CGH) para outro grande evento em comemoração aos 60 anos da Mônica, carregando passageiros que receberam presentes, além de mensagens e serviço de bordo especiais. Em Confins, a concessionária BH Airport colaborou com a organização e segurança do evento.
Na parte externa, há uma arte exclusiva da Mônica criada pela MSP com o tema “Mônica 60”. Já na customização interna, toda a Turminha está preparando uma festa surpresa para a Mônica, com os personagens escondidos entre os bagageiros. Além disso, placares de informação da aeronave também receberam novos elementos, para deixar tudo com a cara da Turminha do bairro do Limoeiro.
A aeronave em comemoração aos 60 anos da Mônica não terá uma rota específica. A ideia é que ela pouse e decole na maioria das 75 bases da Gol, no Brasil e na América Latina, durante 1 ano. A Companhia pretende que o maior número de clientes possível possa viajar no avião temático. Em média, a GOL opera 650 voos diários. São mais de 25 milhões de passageiros transportados por ano por 180 rotas nacionais e internacionais.
A parceria entre a GOL e a MSP contará com outras ações para comemorar os 60 anos da personagem. Onipresente, a protagonista de grande parte das histórias de Mauricio de Sousa contará com celebrações especiais até março de 2024, em artes, moda, produtos, eventos presenciais, espaços temáticos, publicações especiais e conteúdos audiovisuais. As ativações serão realizadas em diversas regiões brasileiras para que nenhum fã do bairro do Limoeiro fique de fora dessa grande festa.
“O universo dos quadrinhos tem se expandido cada vez mais e, agora, a força da personagem que inspira crianças e adultos atinge um novo patamar: nem o céu é o limite para a Dona da Rua! A iniciativa representa a união de duas marcas queridas pelos brasileiros. Com histórias inesquecíveis, fazemos parte da vida de milhares de pessoas em momentos únicos e essa é mais uma oportunidade de oferecermos uma experiência memorável”, celebra Mônica Sousa, diretora-executiva da Mauricio de Sousa Produções e inspiração para a personagem.
Todos os adesivos externos foram produzidos por um fornecedor homologado e especializado em adesivos aeronáuticos, e sua aplicação levou cerca de três dias. A adesivagem interna foi confeccionada na GOL Aerotech, unidade de manutenção e pintura da Companhia localizada em Confins. O processo total - pintura e adesivagem – levou 10 dias para ficar pronto.
A concepção da ideia foi realizada em parceria entre GOL, MSP e Innova AATB, agência de comunicação responsável pela conexão entre as empresas e idealizadora de parte das ações de 60 anos da Mônica, junto à Mauricio de Sousa Produções. Para esta ação, a GOL contou ainda com parceiros exclusivos que embarcaram no projeto oferecendo seus produtos licenciados, como Kibon, Adijomar, Amigos do Bem, Xalingo, Panini, Baby Brinks, Casa Suíça, Dr. Peanut, Lyke e Life Mix.
Prêmio Comunicação do Ano
No ano em que celebra 60 anos de sua personagem principal, Mauricio de Sousa recebe também uma homenagem especial da Mega Brasil. O Prêmio Personalidade da Comunicação 2023 homenageará o jornalista e ilustrador, criador das famosas histórias em quadrinhos da Turma da Mônica. Instituído em 1999, o Prêmio celebra os profissionais que, reconhecidamente, contribuem com o conjunto de seu trabalho para a dignificação, desenvolvimento, aprimoramento da Comunicação em seus vários segmentos no Brasil.
Em aproximadamente 60 anos de carreira, Mauricio criou mais de 400 personagens e soma mais de 1 bilhão de revistas vendidas, publicadas em mais de 100 países. Suas histórias viraram animações e filmes em live-action, além de um parque temático. Em 2004, recebeu a medalha da “Ordem do Mérito Cultural” e, atualmente, é membro da Academia Paulista de Letras, ocupando a cadeira nº 24, sendo o mais famoso e premiado autor brasileiro de história em quadrinhos.
A cerimônia de entrega do Prêmio acontece no próximo dia 31 de agosto, a partir das 19h, no teatro da Unibes Cultural, em São Paulo.