Divulgação
Cristiano Romero deixa o Valor Econômico após 23 anos de casa
O colunista Cristiano Romero, que desde 2021 atuava como Diretor Adjunto Redação do Valor Econômico, deixou o jornal após 23 anos de casa. A partir de agosto, o jornalista passará a integrar o time do Brazil Journal, onde irá escrever reportagens e entrevistar políticos e autoridades, além de mediar eventos dedicados a temas de relevância nacional ou a setores da economia.
Formado em Jornalismo pela Universidade de Brasília (UnB), Romero trabalhou no Valor Econômico desde a sua fundação, em maio de 2000 e foi o primeiro correspondente do jornal em Washington DC, entre março de 2000 e maio de 2003. No Brasil, assinou uma coluna semanal de economia e foi editor-executivo do veículo até 2021, quando se tornou diretor-adjunto de redação.
Anteriormente, o jornalista foi editor do Informe Econômico, coluna diária do Jornal do Brasil (JB), no Rio de Janeiro. Também foi atuou como Coordenador de Economia, Repórter da sucursal do JB em Brasília e Comentarista de economia do programa Telemanhã, da antiga TV Manchete.
Em 2008, Romero recebeu o Citigroup Journalistic Excellence Award, da Columbia University. No mesmo ano, foi escolhido pela Organização para a Cooperação do Desenvolvimento Econômico (OCDE), entre dezenas de jornalistas brasileiros, para participar de seminário em Paris. Em 2010, foi finalista do Prêmio Esso de Jornalismo Econômico pela reportagem Os bastidores da crise, realizada em coautoria com Alex Ribeiro. Em 2000, foi condecorado com a Grã-Cruz do Rio Branco, comenda concedida pelo governo brasileiro aos profissionais que se destacam em suas áreas de atuação.