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Comunicação integrada é a aposta

Em um mercado repleto de competitividade, fornecer uma mensagem única em diferentes canais, por meio de uma comunicação integrada, pode ser a solução para as empresas B2B. Porém, de acordo com dados da Abracom, apenas 11% dos clientes das empresas procuram pelo recurso. Para Flavia Sobral (foto), Diretora da aboutCOM, é essencial que as companhias adotem uma abordagem estratégica para amplificar sua narrativa se desejam se destacar no mercado

Divulgação

“A departamentalização da Comunicação leva a prejuízos na estratégia de uma empresa. A comunicação precisa ser fluida e criar uma mensagem única a ser reproduzida da maneira correta em cada uma das ferramentas que a empresa possui: redes sociais, imprensa, inbound marketing, e outras”, reforça Flavia Sobral, Diretora da aboutCOM

Em meio à competitividade, as empresas B2B enfrentam significativos desafios na criação de uma presença sólida no mercado. Contudo, trazer uma mensagem única em diferentes canais, por meio de uma comunicação integrada, pode ser a maneira ideal de conquistar a imagem desejada. No entanto, dados da Abracom – Associação Brasileira das Agências de Comunicação mostram que apenas 11% dos clientes de empresas procuram pelo recurso.

Para Flavia Sobral, fundadora e Diretora da aboutCOM, o resultado do levantamento pode ser encarado de maneira positiva, apesar de tudo. “O mercado é incipiente, mas nos mostra que há um espaço para crescer e para discutir a necessidade de integrar a comunicação. Para se destacarem, é essencial que as empresas B2B adotem uma abordagem estratégica para amplificar a sua narrativa”, diz.

Ao integrar ferramentas como relações públicas, marketing digital e redes sociais em uma única estratégia, as empresas passam a desenvolver um planejamento coerente para todos os canais de comunicação e a transmitir uma narrativa consistente e única. E é justamente isso que as companhias têm demandado. De acordo com a mesma pesquisa, 67% dos clientes de empresas de comunicação buscam capacidade de planejamento e visão estratégica.

A departamentalização da Comunicação leva a prejuízos na estratégia de uma empresa. A comunicação precisa ser fluida e criar uma mensagem única a ser reproduzida da maneira correta em cada uma das ferramentas que a empresa possui: redes sociais, imprensa, inbound marketing, e outras”, reforça Flavia.

E para que essa mensagem única seja criada, é preciso identificar as personas para as quais a marca pretende vender e compreender suas necessidades e desejos. Só assim é possível desenvolver comunicações direcionadas. Com isso, existe um potencial impacto positivo no crescimento do negócio, pois a estratégia estará alinhada aos objetivos específicos de negócios de cada organização.

Além disso, por meio de uma estratégia bem planejada, é possível posicionar a empresa como uma líder de mercado, transmitindo os valores e a personalidade da organização de maneira consistente e eficaz. Isso não apenas aumenta a visibilidade da empresa, como também cria confiança e credibilidade entre os clientes e parceiros de negócios.

Flavia explica ainda que a Comunicação e o Marketing estão cada vez mais próximos. “Embora ainda seja um desafio para as empresas enxergarem a Comunicação como uma matéria única, esse trabalho junto ao Marketing, de atividades e comunicações alinhadas em mensagens internas, externas e até na fala de um CEO em suas redes sociais, faz com que a comunicação da empresa esteja muito mais coerente e passe mensagens que atinjam verdadeiramente as personas do negócio nos meios que conversam com cada uma delas”, finaliza a Diretora da aboutCOM.