Nós, profissionais da área de vendas, somos apaixonados pela arte de influenciar, comunicar, inovar, entregar as metas e garantir a evolução do nosso share no mercado com os nossos produtos. Por isso, sabemos que são várias as técnicas e habilidades que podem ser utilizadas para conquistar o sucesso nessa missão.
Apesar disso, dentre as técnicas de vendas mais importantes, vale destacar a importância de manter o cliente como o centro da atenção, com o foco na solução certa para a sua necessidade.
O relacionamento, o contato e a proximidade geram conexão com o consumidor. A atenção a esses detalhes aumenta a confiança do cliente em você, enquanto profissional de venda e, consequentemente, aumenta a credibilidade da empresa que você representa.
Um bom vendedor é capaz de se reinventar mesmo diante de momentos incertos. Segundo dados da quinta edição do State of Sales, realizado pela Salesforce, mais da metade (69%) dos vendedores brasileiros acreditam que 2023 será um ano desafiador por conta de fatores como a inflação e os entraves da cadeia de suprimentos. É preciso considerar sim as percepções de mercado, mas principalmente deve-se investir naquele que é o centro do trabalho: o cliente.
É necessário estar próximo, afinal, “quem não é visto, não é lembrado”. A proximidade com o público-alvo nos dá a oportunidade de conhecê-lo melhor e gerar maior demanda de outros produtos que, por vezes, ele mesmo não tinha a visão que precisava. Ou seja, criar a necessidade e, mais do que isso, tornar possível que esse mesmo cliente te indique para mais cinco, por exemplo.
Segundo um estudo do Instituto de pesquisa Qualibest, a confiança da maior parte (56%) dos consumidores na hora de uma compra se baseia em fontes off-line, como amigos e parentes. Isso mesmo: a indicação de pessoas de confiança vale mais do que opiniões publicadas em sites de opiniões (37%) e, até mesmo, em sites e blogs oficiais da marca (30%).
Uma venda com qualidade - em que o target é o centro - abre a porta para grandes oportunidades, o que inclui a conquista de novos consumidores, partindo da premissa de que cliente bom sempre tem indicações para fazer.
Lembre-se: venda é relacionamento e relacionamento é gente! Por trás de uma necessidade na qual o produto é a solução, estão as pessoas com os seus problemas resolvidos. Assim, com um relacionamento sólido e duradouro, o consumidor não vai trocar de fornecedor caso receba uma proposta da concorrência, porque um bom vendedor está sempre presente, oferecendo o melhor. O vendedor que é lembrado faz a diferença, o que significa: consumidor fidelizado com sucesso. Boas vendas!
Autor: 310