Para que alguém se torne um bom líder, algumas atitudes são extremamente necessárias: saber resolver conflitos, ter jogo de cintura, estimular e engajar a equipe, ter uma escuta ativa e principalmente, saber extrair o melhor de cada colaborador. Porém, para conseguir executar tantas responsabilidades com maestria, uma habilidade deve ser fundamental no processo de liderança: a oratória.
A oratória e a comunicação, ao serem combinadas e bem estruturadas, são capazes de fazer uma pessoa se destacar, principalmente no mercado de trabalho. Se pensarmos no mundo dos negócios, que apresenta um ambiente cada vez mais competitivo, é provável que um profissional que fale bem tenha mais chances de conseguir o sucesso que tanto almeja, e eventualmente uma posição de liderança dentro da empresa.
Um bom líder precisa ter uma boa oratória para conduzir o seu time e isso só é possível com uma comunicação clara e assertiva. Quando a pessoa que está liderando consegue transmitir o que quer de uma forma que todos entendam, é mais fácil evitar ruídos e assim fazer com que caminhem na mesma direção em prol de um objetivo em comum, sendo possível traçar estratégias, estabelecer planos e cumprir metas.
O fato é que a boa oratória também está ligada à inteligência emocional. A exposição de um líder costuma ser bem maior do que as demais pessoas, justamente por estar em um cargo que exige que se imponha e tenha autoridade. No entanto, alguém que controla as próprias emoções, com certeza vai conseguir se comunicar melhor, tendo a capacidade de manter o equilíbrio e se tornando referência para resolver problemas.
É por essa razão que um bom líder também consegue adaptar e personalizar as mensagens. Ao trabalhar e lidar com colaboradores de personalidades e idades distintas, é essencial ter a percepção de que existem maneiras específicas de falar com cada um. Saber o que e como pedir determinada tarefa pode ser o grande diferencial para que o resultado final seja o que era programado e esperado.
Isso também se aplica no momento da avaliação, pois mesmo que o feedback não seja tão positivo, é preciso ser construtivo, para que ajude aquela pessoa a melhorar de verdade e evoluir. A liderança deve sempre prezar pelo desenvolvimento do colaborador, para que este se sinta motivado a entregar uma performance melhor e fique confortável para admitir erros e consertá-los.
Visto este cenário, um bom líder precisa aprender a dosar: ter uma boa oratória, mas saber escutar. O líder precisa entender que adotar uma escuta ativa permite que os integrantes do time encontrem um lugar seguro para se comunicarem de forma geral, assim como também dividir ideias e compartilhar experiências. É a troca que vai fortalecer a todos e garantir que entreguem o melhor trabalho possível.
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