Logo Logo Logo Logo Logo

Restaurante Baccarelli abre as portas

Iniciativa conjunta da Unilever, por meio de sua marca Hellmann’s, da Gastronomia Periférica e do Instituto Baccarelli é inaugurado e tem como missão impulsionar o combate à fome em Heliópolis. A meta é servir três refeições diárias para os alunos do Instituto em período de aulas, além de fornecer mais de 750 marmitas para as famílias atendidas

Divulgação

“O retorno do Restaurante Baccarelli é um sonho que nutrimos desde março de 2020, com o começo da pandemia. A crise socioeconômica pegou forte aqui em Heliópolis, e percebemos que o Instituto Baccarelli deveria ter um compromisso inegociável em permanente com o combate à fome e à insegurança alimentar. O Restaurante vem coroar essa iniciativa, e não poderíamos estar mais bem acompanhados, com a parceria da Gastronomia Periférica e o patrocínio da Hellmann’s, marca da Unilever”, conta Edilson Ventureli, Diretor-Executivo do Instituto Baccarelli.

O combate à fome e ao desperdício de alimentos ganhou um forte aliado na comunidade de Heliópolis. Foi inaugurado no último dia 02 de agosto (quarta-feira) o Restaurante Baccarelli, iniciativa conjunta do Instituto Baccarelli, da Gastronomia Periférica e da Unilever – por meio de sua marca Hellmann’s.

O projeto tem como meta servir três refeições diárias para os alunos do Instituto em período de aulas – serão 300 cafés da manhã/tarde e 100 almoços – além de entregar mais de 750 marmitas completas para as famílias atendidas. Visando também um modelo sustentável, e minimizando o desperdício, boa parte dos insumos utilizados no preparo das refeições será doada pelo “Unidos Pela Comida”, iniciativa também encabeçada pela Hellmann’s.

Desde o lançamento do projeto Unidos Pela Comida, no final do primeiro semestre de 2021, a companhia já promoveu a doação de quase mil toneladas de alimentos que seriam desperdiçados, transformando-os em mais de 1,5 milhão de refeições para populações em situação de vulnerabilidade alimentar. Por meio do projeto, a Unilever incentiva empresas parceiras – indústrias alimentícias, supermercados, distribuidores e outras – a doarem alimentos, que são destinados à ONGs, responsáveis por sua transformação e distribuição. A conexão entre as empresas e as organizações beneficiadas é realizada pela filantech Infineat, que além de oferecer tecnologia para todo o processo de coletas e redirecionamento dos alimentos, ainda capacita doadores e beneficiados para o melhor aproveitamento das doações. Todo alimento que chega às instituições também é fotografado e contabilizado, possibilitando uma dimensão real do impacto gerado pelo projeto em dados.

E em comemoração aos resultados alcançados nesses dois anos de Unidos Pela Comida, mais um passo foi dado na jornada da multinacional de bens de consumo em sua jornada social. Além do restaurante, a novidade ainda conta com uma capacitação profissional na área da Gastronomia, com foco especial em empreendedorismo, gestão e sustentabilidade às pessoas da comunidade de Heliópolis, onde está localizado o Instituto, realizada pela Gastronomia Periférica.

O local escolhido para sediar a iniciativa foi a cozinha já existente no Instituto Baccarelli – que conta com o apoio da Unilever por meio de leis de incentivo – e que passou por uma reforma financiada pelo projeto. Ao final, os alunos formados no curso de Cozinha Profissional estarão prontos para serem inseridos no mercado, e alguns deles atuarão no próprio Restaurante Baccarelli, sob a supervisão da Gastronomia Periférica.

Nesses dois primeiros anos de Unidos Pela Comida, não medimos esforços para resgatar o maior volume de alimentos possível e para ganhar capilaridade pelo País. Agora, entramos no terceiro ano de projeto ampliando os horizontes e reforçando o seu papel de transformação social por meio da educação e  da gastronomia, possibilitando a experimentação de um novo modelo de negócio autossustentável e que, futuramente, possa ser replicado para outros locais”, destaca Rodrigo Visentini, Líder de Nutrição da Unilever Brasil.

Sabemos do potencial que temos enquanto marca e empresa amadas pelos brasileiros de mudar os ponteiros em torno de um assunto tão relevante: o desperdício de alimentos. Por isso, esse projeto é tão importante para nós e estamos dedicados a transformar a realidade da população, nos unindo a parceiros que têm o mesmo objetivo, para ganharmos ainda mais força”, reforça Carolina Riotto, Diretora de Marketing de Hellmann’s Brasil.

O retorno do Restaurante Baccarelli é um sonho que nutrimos desde março de 2020, com o começo da pandemia. A crise socioeconômica pegou forte aqui em Heliópolis, e percebemos que o Instituto Baccarelli deveria ter um compromisso inegociável em permanente com o combate à fome e à insegurança alimentar. O Restaurante vem coroar essa iniciativa, e não poderíamos estar mais bem acompanhados, com a parceria da Gastronomia Periférica e o patrocínio da Hellmann’s, marca da Unilever”, conta Edilson Ventureli, Diretor-Executivo do Instituto Baccarelli.

 

Sobre o Instituto Baccarelli

O Instituto Baccarelli é uma das organizações sem fins lucrativos mais respeitadas no Brasil por proporcionar ensino de excelência combinando três eixos de grande importância: social, educacional e cultural. É responsável por formar a primeira orquestra sinfônica do mundo em uma favela, a Orquestra Sinfônica Heliópolis, que conta com o maestro Isaac Karabtchevsky como Diretor Artístico e regente titular, quebrando diversas barreiras e incentivando o surgimento de outros projetos similares no país. Sua sede está instalada na comunidade de Heliópolis, São Paulo, onde opera como agente de transformação social há 25 anos, mostrando um futuro com mais perspectivas a centenas de crianças e jovens. Ali, beneficia anualmente 1200 alunos em situação de vulnerabilidade por meio de programas de ensino de excelência que se dividem em: Musicalização Infantil, Canto Coral, Aulas de Instrumentos (classes coletivas e individuais) e Prática Orquestral, com reais oportunidades de profissionalização na música para aqueles que desejam construir uma carreira. 

A instituição também assiste as famílias dos beneficiados com a distribuição de alimentos e outros itens de primeira necessidade, além de disponibilizar atendimentos de uma equipe de assistentes sociais. 

Em 2022, assumiu a gestão de 12 unidades dos CEUS, em contrato firmado com a Secretaria Municipal de Educação, e ampliou seu campo de atuação, levando esta consistente trajetória de transformação social em Heliópolis para outras regiões da cidade, em conformidade com os objetivos, planos e políticas estabelecidas pela SME para as áreas de educação, cultura, esporte, lazer, recreação e tecnologia da cidade de São Paulo.

Neste ano, o Instituto Baccarelli estará presente na 26ª edição do Congresso Mega Brasil de Comunicação, Inovação e Estratégias Corporativas, que acontece nos dias 30 e 31 de agosto e 01 de setembro, na Unibes Cultural, em São Paulo. O Instituto fecha o evento participando do último painel de debate, que aborda o tema “ESG e Cidadania”.