Logo Logo Logo Logo Logo

Cúpula da Amazônia se reúne para discutir políticas de preservação ambiental

No Ecos do Meio dessa semana, vamos relembrar o programa onde Rose Campos recebeu o jornalista Claudio Angelo, experiente na cobertura das negociações internacionais de clima e ciência climática, para falar do encontro que ocorreu entre os dias 4 e 9 de agosto de 2023, em Belém do Pará. Não perca, nessa terça-feira, a partir das 15h, na Rádio Mega Brasil Online.

O Jornalista Claudio Angelo é o convidado do programa dessa semana.

A sua semana já começa ao som de muitos Ecos... são os Ecos do Meio chegando, aqui na Rádio Mega Brasil Online!

O Ecos do Meio desta semana vai relembrar o programa que falou sobre a “Cúpula da Amazônia”, encontros de muitos “diálogos” que ocorreu entre os dias 4 e 9 de agosto de 2023, em Belém do Pará. O evento recebeu a sociedade civil e chefes de estado dos oito países que fazem parte do Tratado de Cooperação Amazônica (Brasil, Bolívia, Colômbia, Equador, Guiana, Peru, Suriname e Venezuela), que se reuniram para discutir e definir políticas e responsabilidades para a preservação e desenvolvimento sustentável local, além de ser uma prévia para a COP30 que ocorre em 2025 em terra Amazônica.

Para falar sobre alguns pontos desse encontro, o programa recebeu o jornalista Claudio Angelo, profissional com mais de 20 anos de experiência na cobertura das negociações internacionais de clima e ciência climática. É o autor de “A espiral da morte – como a humanidade alterou a máquina do clima” (Companhia das Letras, 2016), vencedor do Prêmio Esso de Jornalismo (2009) e do Prêmio Jabuti (2017) e hoje atua como Coordenador de Comunicação e Política Climática da Rede Observatório do Clima.

Cláudio destaca sobre a retomada do papel de liderança do Brasil nas negociações internacionais de clima junto aos países dos blocos: Amazônia e Florestais. No contexto “Amazônia”, o Brasil conseguiu evitar que os países se comprometessem a suspender a exploração de petróleo na região, sendo que esse foi um dos pontos que a sociedade civil mais protestou, pois ações emergenciais de combate ao avanço climático devem ser aceleradas. 

O investimento na ciência é um dos pontos positivos ressaltados pelo jornalista, pois o fato reconhece que a Amazônia está no ponto de não retorno, na qual a floresta começa a morrer e ser substituída por outro tipo de vegetação e de alterações climáticas, que irão afetar todo o ecossistema local e mundial. 

Apesar de ser cedo para medir os resultados, o nascimento do bloco de negociação com os países florestais, ou seja, juntar Amazônia, Bacia do Congo e Indonésia, é um golaço político.

Quanto à participação empresarial, Claudio diz não haver notado movimentação do setor e explica que no Brasil há setores que detestam encarar essa transição e, portanto, a enxergam como uma disputa semântica e não como uma necessidade de transformação e de negócios.

Para mais informações, não perca a reprise da entrevista com Claudio Angelo, que vai ao ar nessa terça-feira (27/02), às 15h. O programa em vídeo já está disponível.


Ecos do Meio é apresentado pela jornalista Rose Campos todas as terças, às 15h, com reapresentações as quartas, às 11h, e as quintas, às 20h, na Rádio Mega Brasil Online.

O programa também é disponibilizado, simultaneamente com a exibição de estreia, no Spotify, e em imagens, na TV Mega Brasil.