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A Biometria Facial é cada vez mais usada para pagar contas

No Consumo em Pauta dessa semana, vamos relembrar o programa onde Angela Crespo recebeu Ricardo Cadar, fundador e CEO da Bepass, startup focada na solução de identidade digital com autenticação por meio de biometria facil, para falar sobre esse assunto que está cada vez mais em alta. Não perca, nessa segunda-feira, às 17h, na Rádio Mega Brasil Online.

Ricardo Cadar, fundador e CEO da Bepass, é o convidado do programa dessa semana.

A pauta agora é sobre o consumidor... vem aí, Consumo em Pauta, aqui na Rádio Mega Brasil Online! 

E a reprise do programa Consumo em Pauta dessa semana trata de um assunto que está cada vez mais em alta na sociedade: a biometria facial, que nada mais é do que uma técnica que usa o rosto para identificar pessoas.

Você já fez algum pagamento via reconhecimento facial? Ou já ouviu falar em leitura facial em lojas? Saiba que este novo meio de pagamento vem ganhando adeptos tanto do lado das empresas quanto dos consumidores.

A biometria facial, em resumo, nada mais é do que uma técnica que usa o rosto para identificar pessoas. Uma câmera captura a imagem do consumidor na hora do pagamento e a compara com um banco de dados. Mas essa comparação só é possível se o consumidor, previamente, fizer o cadastro.

E não pense que o uso desta tecnologia só está começando. Muito pelo contrário: já está consolidada em lojas de autoatendimento, assim como no varejo. Em alguns supermercados, por exemplo, as compras podem ser pagas só mostrando a face nos caixas de autosserviço.

O uso dessa tecnologia deve crescer muito nos próximos anos. De acordo com o relatório “O Futuro dos Pagamentos”, lançado em abril pela Mastercard, o mercado global de pagamentos biométricos deve crescer 62% até 2030.

Mas será que essa tecnologia do reconhecimento facial é confiável? Ela evita fraudes? Como ela funciona? Como e onde eu cadastro minha face?

Biometria facial é confiável

Sim, o reconhecimento facial é confiável e evita fraudes, uma vez que para realizar o pagamento ou entrar em um prédio (onde também vem sendo muito utilizada) a pessoa precisa estar fisicamente no local. “Se colocar uma foto, o sistema não faz o reconhecimento”, comenta Ricardo Cadar, fundador e CEO da Bepass. Esta startup focada na solução de identidade digital com autenticação por meio de biometria facial, aliás, é a responsável pela aplicação da tecnologia no Allianz Parque. A solução implantada no estádio não gerou somente maior rapidez e segurança no acesso aos jogos. E, ainda, ajudou a solucionar a morte de uma torcedora.

Como usar a biometria facial

Para usar a biometria facial é preciso primeiro fazer um cadastro. “A foto, necessariamente, tem de ser feita via celular”, diz Cadar. A razão é simples: “Hoje, os celulares têm ótimas resoluções de câmeras fotográficas e, claro, estão ao alcance de todos.

Além da face, é preciso cadastrar o número do cartão de crédito, débito ou de loja (private label) para efetuar o pagamento. Pode, ainda, debitar direto na conta corrente do consumidor. Para tanto, ele deve informar o banco, agência e número da conta corrente.

O reconhecimento facial em lojas físicas, portanto, funciona via app. Quando do pagamento da conta, a face do consumidor é reconhecida via código criptografado em um dispositivo instalado normalmente no caixa ou no teleatendimento.

Depois, basta validar o valor total do checkout para completar a transação. A quantia é creditada imediatamente na conta do varejista.

Outros tipos de biometria

A biometria digital, provavelmente, é a mais conhecida. Com a impressão digital, por exemplo, é possível sacar dinheiro em caixas eletrônicos de alguns bancos sem que esteja portando o cartão de débito. Há, ainda, a biometria por voz e por íris.

Todas elas vêm transformando a rotina do consumidor. Ou seja, cada vez mais vamos sair sem lenço e sem documento, como na letra da música “Alegria, Alegria” de Caetano Veloso.

Para saber mais detalhes sobre o uso da biometria facial como meio de pagamento, não perca a entrevista com Ricardo Cadar, da Bepass, que vai ao ar novamente nesta segunda (21/08), às 17 horas. O programa em vídeo já está disponível.


O programa Consumo em Pauta é apresentado pela jornalista Ângela Crespo todas as segundas, às 17h, com apresentações às terças, às 09h, e às quintas, às 19h, na Rádio Mega Brasil Online

O programa também é disponibilizado, simultaneamente com a exibição de estreia, no Spotify, e em imagens, na TV Mega Brasil