Logo Logo Logo Logo Logo

Projeto de prevenção à violência transforma realidades

No Inclusive dessa semana, vamos relembrar o programa onde Rosa Buccino recebeu a coordenadora do CCAs da ASA, Priscila Matos do Nascimento Bellarmino, para falar sobre o projeto Previna-se e suas atuações. Não perca, nessa segunda-feira, a partir das 13h na Rádio Mega Brasil Online.

A coordenadora do CCAs da ASA, Priscila Matos do Nascimento Bellarmino (foto), é a convidada do programa Inclusive que relembraremos nessa semana.

O foco agora é informação e prestação de serviço… está na hora do Inclusive, aqui na Rádio Mega Brasil Online!

De acordo com um boletim epidemiológico divulgado pelo Ministério da Saúde, 202.948 casos de violência contra crianças e adolescentes foram notificados no Brasil entre 2015 e 2021. Deste total, 83.571 (41,2%) ocorreram com crianças e 119.377 (58,8%) com adolescentes. Ainda de acordo com o órgão, a maior parte dos agressores era do sexo masculino e, na maioria dos casos, tratava-se de um familiar ou um amigo/conhecido. Os indicadores expressam um panorama preocupante que exige medidas urgentes para assegurar os direitos, a segurança e o desenvolvimento de crianças e adolescentes.

Há diversas iniciativas para solucionar esse problema, como a vigilância sobre o cumprimento das leis, o reforço da importância de relações respeitosas, programas educacionais, de fortalecimento econômico e de suporte para familiares ou cuidadores. Nesse contexto, a educação é uma ferramenta estratégica para que crianças e adolescentes aprendam a se prevenir. Este é o eixo central do projeto que é direcionado a crianças e adolescentes de 6 a 14 anos em situação de vulnerabilidade social na cidade de São Paulo (SP). A iniciativa é realizada pela organização ASA, que oferece atendimento gratuito para crianças, adolescentes e idosos há mais de 80 anos.

Criado em 2015, o Previna-se aborda temas relacionados ao desenvolvimento e à formação de crianças e adolescentes, como sexualidade, saúde, violências diversas, transição para a vida adulta e questões de identidade de gênero. O projeto trata das questões relativas ao amadurecimento, às mudanças físicas e emocionais para que possam fazer escolhas saudáveis e seguras, além de aprenderem a se proteger em situações de violência. A receptividade ao projeto é extremamente positiva devido ao espaço de escuta seguro e aos vínculos de confiança criados.

Se você deseja apoiar o trabalho da ASA, é possível realizar doações financeiras e de materiais, como roupas, sapatos, brinquedos, móveis, eletrodomésticos e outros produtos. Os itens são destinados ao ASA Brechó e 100% do valor é revertido à manutenção das atividades da instituição. Outra possibilidade é participar do Programa de Voluntariado - ASA Move Pessoas - através do link: https://asatransforma.org.br

Não perca a chance de ouvir a conversa novamente nesta segunda-feira (15/04), às 13h. O programa em vídeo já está disponível.


O programa Inclusive é apresentado pela jornalista Rosa Buccino todas as segundas, às 13, com reapresentações diárias em mesmo horário e, aos finais e semana, às 8h, na Rádio Mega Brasil Online.

O programa também é disponibilizado, simultaneamente com a exibição de estreia, no Spotify, e em imagens, na TV Mega Brasil