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Marketing e Comunicação são duas áreas fundamentais para o sucesso dos negócios e cada vez mais têm de trabalhar alinhadas. Hoje, causa e propósito tornaram-se motores da sociedade. Os consumidores conectados no mundo digital se engajaram maciçamente na discussão de temas emergentes que rapidamente se tornaram hegemônicos, como sustentabilidade, diversidade, equidade e inclusão, e passaram a exigir um posicionamento claro das empresas em relação a cada um deles. Se antes as marcas optavam por adotar posições neutras ou imparciais para fugir de polêmicas, hoje o engajamento transparente nas discussões tornou-se obrigatório, com impacto direto na reputação.
Entramos em uma nova era da Comunicação, em que o storytelling se transforma em “storydoing”. Causa e propósito passaram a ser elementos sustentadores de qualquer estratégia de marca. Afinal, não adianta mais ter só uma boa história. Essa história tem de ser genuína, autêntica. A credibilidade passou a ser sustentada pela verossimilhança. Porque as nossas histórias serão desenroladas ao vivo, online. Nossas marcas e produtos exprimindo os valores da organização, conectando-se e interagindo com o público.
O consumidor está cada vez mais exigente. Ele não aceita mais conversa fiada. Está à procura de transparência e coerência da marca em todos os pontos de contato.
A Comunicação hoje faz parte da experiência do cliente. De nada adianta ter o melhor produto e oferecer o melhor serviço ao menor preço, se a marca não se posicionar frente aos temas emergentes, se não for coerente ao demonstrar seus valores na comunicação, oferecendo conteúdo relevante e engajando-se em discussões que evidenciem seu papel social. Como já dizia o ditado, “à mulher de César, não basta ser honesta, ela tem de parecer honesta”.
Neste contexto, Marketing e Comunicação tem de trabalhar juntos, desde a definição estratégica das campanhas, passando pela construção de narrativas, produção de materiais e definição dos canais que vão permitir engajar e conectar com os diversos públicos de interesse.
Os profissionais do Marketing são seres criativos, rápidos nos insights, focados na experiência de marca, produto, margens, no porquê os consumidores devem comprar, enquanto os comunicadores/relações públicas tem a habilidade de avaliar impactos da comunicação para cada público, timing e contexto, através da análise de dados e ferramentas que ajudam na leitura dos diferentes cenários.
Assim, é fundamental que as empresas entendam a importância do papel do comunicador, como gestor de reputação da marca, no sucesso das campanhas. Ele precisa participar da definição das estratégias de conexão da marca com o mercado, para evitar crises de imagem que podem comprometer o futuro do negócio.
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