Logo Logo Logo Logo Logo

A Personalidade da Comunicação

Cartunista Mauricio de Sousa (foto), criador da “Turma da Mônica”, será homenageado com o Prêmio Personalidade da Comunicação, em cerimônia que acontece hoje (31/08), a partir das 18h30, na Unibes Cultural, em São Paulo. O Prêmio é um reconhecimento à Mauricio pela sua relevante contribuição à Comunicação

Divulgação

Mauricio de Sousa, ao centro, entre os Diretores da Mega Brasil Eduardo Ribeiro (esq.) e Marco Rossi, na visita que fizeram aos Estúdios Mauricio de Sousa, para anunciar a homenagem

Acontece nesta noite (31/08), a partir das 18h30, no auditório da Unibes Cultural, em São Paulo, a cerimônia de entrega do Prêmio Personalidade da Comunicação, o qual homenageia os profissionais que, reconhecidamente, contribuem com o conjunto de seu trabalho para a dignificação, desenvolvimento e aprimoramento da Comunicação em seus vários segmentos no Brasil.

E neste ano, o Prêmio será entregue a Mauricio de Sousa, desenhista e cartunista, famoso mundialmente por ser o criador da icônica “Turma da Mônica”, um dos quadrinhos mais conhecidos do País. A homenagem, pela relevante contribuição à Comunicação e ao Jornalismo Brasileiros, coincide com as celebrações dos 60 anos da personagem “Mônica”, criada em março de 1963, e que, desde então, se tornou um ícone no Brasil.

Ao receber o Prêmio Personalidade da Comunicação, Mauricio de Sousa entra para a galeria de homenageados, que já conta com nomes como Caco Barcellos, Elifas Andreato, José Hamilton Ribeiro, Audálio Dantas, Boris Casoy, Miriam Leitão, Octavio Frias de Oliveira, Ruy Mesquita Roberto Civita, entre outros.

 

Sobre Mauricio de Sousa

Mauricio Araújo de Sousa nasceu em Santa Isabel, em São Paulo, em 27 de outubro de 1935. Passou a sua infância em Mogi das Cruzes e, aos 19 anos, mudou-se para São Paulo, onde trabalhou na Folha da Manhã (hoje, Folha de S. Paulo) como repórter policial.

Em 1959, criou o primeiro personagem – o cãozinho “Bidu” – iniciando a carreira como autor em quadrinhos. Nos anos seguintes, criou mais de 400 personagens – “Mônica”, “Cebolinha”, “Magali”, “Cascão”, “Chico Bento”, “Horácio”, entre outros – até que, em 1970, lançou a revista da “Mônica”. Desde então, alcançou mais de 1 bilhão de revistas publicadas até hoje, chegando a mais de 30 países.

Aos quadrinhos, se juntam centenas de livros ilustrados. Seus personagens foram para parques, shows ao vivo e animações, além de milhares de produtos. Hoje, tem o maior estúdio de quadrinhos do continente.

Recebeu da UNICEF o título de “Escritor para Crianças”, e, em 2007, a personagem Mônica – que completa 60 anos em 2023 – tornou-se embaixadora da entidade.