Logo Logo Logo Logo Logo

Muito Além do Media Training – o porta voz na era da hiperconectividade

No Comunicação S/A dessa semana, Marco Antonio Rossi recebe Patrícia Marins, sócia-fundadora da Oficina Consultoria, sócia do Grupo In Press e diretora da Abracom, para falar sobre a sofisticação na preparação de porta-vozes. Não perca, nessa quarta-feira, a partir das 14h, na Rádio Mega Brasil Online.

Patrícia Marins é a convidada dessa semana

Tudo sobre as ações de comunicação nas grandes organizações você ouve aqui... hoje é dia de Comunicação S/A, na Rádio Mega Brasil Online!

A figura do porta-voz foi, no Brasil, até meados dos anos 1980, era uma atividade quase que exclusiva no serviço público. A função, aliás, foi formalmente criada no governo Garrastazu Médici e ocupada pelo jornalista Carlos Fehlberg. Outros jornalistas, como José Maria de Toledo Camargo, no governo Ernesto Geisel; Alexandre Garcia, no governo Figueiredo; Antonio Brito, no breve governo de Tancredo Neves, desempenharam essa atividade que não foi, ao longo da história, exclusiva de profissionais de imprensa como ocorreu nos governos Fernando Henrique e Lula que tiveram um diplomata (Sérgio Amaral) e um cientista político (André Singer), desempenhando a função respectivamente. O fato é que após a redemocratização do País, as empresas entenderam a necessidade de estabelecer, de modo formal, diálogo com a sociedade por meio de representantes, ou porta-vozes, o que exigiu a preparação desses executivos, atividade normalmente entregue a profissionais da Comunicação Empresarial.

Com o crescimento e a consolidação de uma sociedade mais participativa e digital, a preparação de porta-vozes se aprofundou e sofisticou. O livro “Muito Além do Media Training – o porta voz na era da hiperconectividade”, lançado esta semana em São Paulo, suas autoras – Patrícia Marins e Miriam Moura – compartilham a experiência da capacitação de mais de 12 mil porta-vozes e líderes de todas as áreas. Para comentar a importância da atividade e detalhar as técnicas, ações e estratégias distribuídas nos dez capítulos da obra, o Comunicação S/A entrevista Patrícia Marins, Sócia-fundadora da Oficina Consultoria, sócia do Grupo In Press e Diretora da Abracom – Associação Brasileira das Agências de Comunicação.


O programa Comunicação S/A é apresentado pelo jornalista Marco Antonio Rossi todas as quartas, às 14h, com reapresentações as quintas, às 09h, e as sextas, às 20h, na Rádio Mega Brasil Online.

O programa também é disponibilizado, simultaneamente com a exibição de estreia, no Spotify, e em imagens, na TV Mega Brasil.

Assine a newsletter da Mega Brasil, a Direto da Redação