Patrícia Marins, entrevistada da semana do Comunicação S.A.
A comunicação empresarial enfrenta inúmeros desafios, sendo um deles a preparação de seus executivos para atuarem como porta-vozes das marcas. Isso se aplica tanto em situações cotidianas, como entrevistas sobre produtos ou segmentos de mercado, quanto em momentos sensíveis, como a gestão de crises. A preparação desses executivos desempenha um papel estratégico e é cercada de detalhes, uma vez que, ao representarem a empresa, tornam-se a própria empresa naquele momento.
Antes da revolução digital, esse desafio estava predominantemente relacionado à interação entre as marcas e a imprensa, incluindo mídia escrita, radiofônica e televisiva. Os ambientes em que essa relação ocorria eram mais controlados, até certo ponto. No entanto, com a revolução digital, esse cenário se expandiu, diversificou-se e adquiriu um considerável grau de complexidade.
Na última segunda-feira, 25, em São Paulo, ocorreu o lançamento do livro "Muito Além do Media Training: O Porta-Voz na Era da Hiperconectividade" A obra é assinada pelas jornalistas Patrícia Marins, cofundadora da Oficina Consultoria, e Miriam Moura, profissional com ampla experiência na cobertura política em Brasília, tendo passagens por importantes veículos de comunicação como os jornais O Globo e O Estado de S. Paulo. Miriam Moura também integra a equipe de consultores associados da Oficina Consultoria, trazendo sua expertise para aprimorar a compreensão da comunicação corporativa na era atual, marcada pela hiperconectividade.
No Comunicação S.A. desta semana, Patrícia Marins fala sobre a adaptação de funções com a evolução tecnológica e como o Media Training se encaixa neste cenário atual. “Nós vivemos numa sociedade hiperconectada, onde muitos são produtores de conteúdo numa sociedade muito frágil e não linear, onde a crise é permanente. E também uma sociedade onde nós temos a pós-verdade dominando muito na construção de narrativas, isso tudo impõe aos porta-vozes um desafio comunicacional muito maior do que a gente tinha antes. Se antes nós tínhamos preocupação na forma na técnica, hoje nós nos preocupamos muito mais com a motivação, o propósito, o porque eu me comunico e para quem”, disse a profissional.
Falando também sobre o tema de seu livro, co-escrito com a jornalista Miriam Moura, a entrevistada afirma que a obra é para um público amplo e seu intuito é ser útil em diversas áreas da comunicação. “Nós reunimos neste livro as principais dicas que a gente coletou na sala de aula e o nosso público hoje são, em sua maioria, altos executivos e gestores públicos. E a gente reforça que o importante para liderança é que ela saiba que hoje ela está numa seara de um embate público, onde geralmente no final das contas nós temos que convencer as pessoas a engajar, e geralmente com argumentos que não são simples. Então, o nosso livro endereça tanto o estudante de jornalismo, relações públicas, comunicação organizacional ou social, até o executivo que não teve até hoje contato com comunicação mas vai precisar a partir de agora”, concluiu a executiva.
Para conferir a entrevista na íntegra, clique aqui para ouvir o podcast. Ou clique aqui para assisti-la no YouTube. Disponível, também, no Spotify.