Divulgação
Solução implementada pela deep tech na instituição hospitalar tem o objetivo de aprimorar fluxos de atendimento
A Santa Casa de Araçatuba está dando um passo significativo em direção à otimização de seus serviços de saúde com a implementação da tecnologia de monitoramento da Semantix, especialista em Enterprise AI e brasileira pioneira em deep tech da Nasdaq. A parceria visa melhorar a gestão de fluxos de atendimento de emergência e internações, fornecendo informações em tempo real e indicadores cruciais para os gestores e a administração da instituição.
Os painéis de monitoramento, desenvolvidos pela Semantix, permitirão que a equipe de gestão do Serviço de Urgência e Emergência, o Núcleo Interno de Regulação e a administração da Santa Casa de Araçatuba tenham acesso a informações críticas diretamente em seus computadores.
A Semantix, conhecida por suas soluções em Big Data, Inteligência Artificial, IoT, Quantum Computing, Integrações e APIs, dedicou esforços à filantropia para instituições hospitalares, ajudando a Santa Casa de Araçatuba a gerar inteligência dos dados para atender sua grande estrutura. Luiz Otávio Barbosa Vianna, administrador da Santa Casa, enfatiza: "Com isso, a Semantix passa a conhecer todas as demandas dos fluxos de um hospital público, para que o produto final esteja totalmente ajustado às necessidades destas instituições."
A adesão da Santa Casa de Araçatuba a esse sistema foi confirmada durante uma reunião realizada em 12 de setembro. A tecnologia será disponibilizada gratuitamente ao hospital e está programada para ser implementada até o final de outubro.
Benefícios para a gestão de saúde
Os painéis de monitoramento trarão informações valiosas para a administração da Santa Casa de Araçatuba. O painel do Serviço de Urgência e Emergência exibirá dados em tempo real, incluindo a quantidade de pacientes admitidos, espera para classificação de riscos, consultas e exames, bem como o tempo médio necessário para providências. Essas informações permitirão ajustes imediatos para agilizar os fluxos e melhorar a eficiência do serviço.
O segundo painel fornecerá informações em tempo real sobre as internações, incluindo o total de pacientes internados, alta de pacientes, média de permanência nos leitos, pacientes aguardando internação e outros dados relevantes da área. Essa parceria representa um marco na jornada da Santa Casa de Araçatuba em direção a uma gestão mais eficaz e centrada no paciente, além de contribuir com a expertise para que o projeto piloto da Semantix possa ser expandido e implementado em outras instituições hospitalares.