Logo Logo Logo Logo Logo

Negócios encerrados

Ricardo Rodrigues (foto) deixa a Diretoria Nacional de Negócios da Editora Globo após cinco anos na função. Desde 2018 o executivo respondia por todas as publicações da editora Globo, Condé Nast e Valor Econômico, somando 22 marcas diferentes e um time composto por mais de 100 pessoas. Para o futuro, o profissional ainda avalia algumas propostas do mercado e a possibilidade de empreender

Divulgação / LinkedIn

“O que mais me orgulho foi de ter ajudado a criar uma nova cultura no time e na empresa. Com muito trabalho e foco, a Editora acumulou nos últimos anos os melhores resultados da história! Isso é apenas a face visível de um time brilhante que tive o privilégio de liderar estes anos. Era hora de encerrar este ciclo e acredito que consegui fazer da melhor maneira”, contou Ricardo Rodrigues

Após cinco anos à frente da Diretoria Nacional de Negócios da Editora Globo, Ricardo Rodrigues anunciou a sua saída da companhia. Desde 2018 o executivo era responsável pelas publicações de 22 marcas diferentes – que incluíam editora Globo, Condé Nast e Valor Econômico – e respondia por um time composto por mais de 100 pessoas. Inicialmente, atuava como Diretor de Negócios Multiplataforma da Infoglobo – primeiramente de forma regional até, posteriormente, assumir a liderança de Negócios por todo o Brasil.

Profissional com mais de 24 anos de carreira na área de Ad Sales, Rodrigues acumula três passagens pelo Grupo Globo. Iniciou sua trajetória na Editora Abril, seguido de Lance! e Globo.com, onde teve seus primeiros contatos com novos negócios, tendências e adtech. Já em sua primeira passagem pela Editora Globo, em 2009, foi responsável por desenvolver o digital e integrar o time Comercial com a Edições Globo Condé Nast, tendo como foco os mercados do Rio de Janeiro e regionais. Em 2015, deixou a companhia pela primeira vez para assumir como Diretor de Ad Sales na Turner (hoje, Warner Bros. Discovery), onde conduziu o processo de fusão da equipe Comercial com o Esporte Interativo. De volta à Editora Globo em 2018, o profissional veio trabalhando nos últimos tempos na transformação dos negócios da empresa de publishing do Grupo Globo, o que garantiu um crescimento do faturamento e a recuperação de 50% da receita publicitária no digital.

O que mais me orgulho foi de ter ajudado a criar uma nova cultura no time e na empresa. Com muito trabalho e foco, a Editora acumulou nos últimos anos os melhores resultados da história! Isso é apenas a face visível de um time brilhante que tive o privilégio de liderar estes anos. Era hora de encerrar este ciclo e acredito que consegui fazer da melhor maneira”, contou Ricardo Rodrigues.

O executivo era Conselheiro da Edições Globo Condé Nast, do CENP – Fórum da Autorregulação do Mercado Publicitário – e do CONAR – Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária. Em 2019, foi eleito “Profissional de Veículo do Ano” pela ABP – Associação Brasileira de Propaganda. Ele é graduado em Publicidade e Propaganda pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com MBA em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Para o futuro, Ricardo pretende dar uma pequena pausa para reavaliar a carreira, analisando algumas propostas do mercado e, até mesmo, a possibilidade de empreender no segmento de Mídia, Comunicação e Eventos.