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"A gestão de crise eficiente começa antes de uma situação crítica se apresentar e o nosso objetivo é justamente esse: preparar as empresas para este momento por meio de uma metodologia que pode ser aplicada em módulos, do pré ao pós-crise, revendo e atualizando todos os processos da companhia”, explica Ana Domingues, Diretora-Executiva da InPress Porter Novelli
A InPress Porter Novelli lançou recentemente o “Índice de Maturidade de Crise em Comunicação”. A plataforma – que identifica pontos de fragilidade e nível de preparo das companhias para prevenir e gerenciar crises – é parte da “ÍMPAR”, uma evolução da metodologia proprietária da agência – com experiência de 35 anos em prevenção e gestão de crise – criada em parceria com o Brain Inovação. Ela se baseia em dados para mapear e identificar cenários de risco e seus desdobramentos. O lançamento chega para responder à uma demanda crescente do mercado. No último ano, a agência viu o investimento em soluções de crise, por parte de seus clientes, quadruplicar.
Interessados em acessar o indicador e realizar o teste podem fazê-los por meio deste link. Por um questionário, o respondente vai sendo apresentado a processos e práticas de comunicação de temas e momentos sensíveis ou críticos. Ao fim da pesquisa, são estabelecidos, para diferentes pilares da organização (operacional, institucional, de governança, entre outros), os níveis “crítico”, “básico”, “intermediário” e “avançado”.
Após a conclusão do teste, também é oferecida uma sugestão inicial de atuação para a empresa, a ser detalhada posteriormente, a partir do início do trabalho com a InPress. “O Índice é um dos grandes diferenciais da ÍMPAR, metodologia que tem a capacidade de analisar e atuar em situações de crise de forma sistêmica”, explica Ana Domingues, Diretora-Executiva da InPress Porter Novelli. “Empresas de diferentes setores vêm sendo examinadas criticamente pela opinião pública quanto à consistência do seu discurso e à sua real contribuição para a sociedade. Para navegar nesta nova economia de valores e reputação, as marcas deverão estar preparadas para o incremento das expectativas dos seus stakeholders e provar, efetivamente, o impacto positivo de suas operações na sociedade. A gestão de crise eficiente começa antes de uma situação crítica se apresentar e o nosso objetivo é justamente esse: preparar as empresas para este momento por meio de uma metodologia que pode ser aplicada em módulos, do pré ao pós-crise, revendo e atualizando todos os processos da companhia”, complementa.
“O Brain, que é um centro de inovação fundado pela Algar Telecom, conduziu o processo de consultoria, denominado ‘Solutions’, a partir das disciplinas ligadas à agilidade. Estivemos ao lado da InPress Porter Novelli seguindo o modelo de desenvolvimento que aplicamos aqui, desde a idealização, passando pelos testes e chegando à validação com clientes reais”, explica Leandro Nazareth, Head de Inovação do Brain.