Logo Logo Logo Logo Logo

De pai para filho

Magnata da mídia, Rupert Murdoch (foto), anuncia sua saída da presidência dos Conselhos de Administração da Fox Corporation e News Corporation, conglomerado construído por ele há quase 70 anos. Com isso, o comando de ambas as empresas passará para seu filho mais velho, Lachlan Murdoch, que assumirá como Presidente único da News Corp. e Presidente-Executivo e Diretor-Executivo da Fox Corp.

Divulgação

Lachlan Murdoch, filho mais velho de Rupert Murdoch, sucederá ao pai no comando das empresas Fox Corporation e News Corporation

Em meados de setembro, o magnata da mídia, Rupert Murdoch, anunciou ao mercado mundial a sua saída da presidência dos Conselhos de Administração da Fox Corporation e News Corporation, conglomerado construído por ele há quase 70 anos.

Aos 92 anos, o bilionário iniciou sua trajetória profissional aos 21, quando herdou o jornal australiano The News após a morte de seu pai, Keith Murdoch. Atualmente, o empresário é dono das empresas Fox News Media, Fox Sports, Fox Entertainment, Fox Television Stations e Tubi Media Group – todas integrantes da Fox Corporation – e da News Corporation, que engloba diversas plataformas, incluindo os jornais The Walt Street Journal e The Sun.

Murdoch deixará o comando das empresas em novembro, quando acontecem as Assembleias Gerais Anuais de Acionistas de ambas. Na ocasião, será nomeado Presidente Emérito, posto que conserva o prestígio e a remuneração de quem já se aposentou.

Por toda minha vida profissional eu estive envolvido com notícias e ideias, e isso não vai mudar. Mas essa é a hora certa de dar um novo rumo nas minhas funções na empresa”, afirmou Murdoch, em comunicado enviado aos funcionários.

Com a saída de Murdoch, o comando de ambas as empresas passará para o seu filho mais velho, Lachlan Murdoch, que assumirá como Presidente único da News Corporation e Presidente-Executivo e Diretor-Executivo da Fox Corporation.

Nossas companhias estão com saúde financeira robusta, assim como eu. As oportunidades que temos pela frente superam os desafios comerciais, e tenho todas as razões para ficar otimista com o nosso futuro”, ressaltou o magnata.

Rupert Murdoch seguirá como o principal acionista das duas empresas. Ele e sua família detêm 40% do poder de voto da News Corporation e 44% da Fox Corporation. As ações são detidas em conjunto por um fundo controlado pelo próprio executivo.