Além de sua competência profissional, Sandro Rego tinha como marca pessoal a generosidade, o acolhimento e um senso de humor refinado. O sorriso sereno fica como uma marca registrada de uma pessoa apaixonada pela Comunicação.
O jornalista Sandro Rego faleceu na noite de ontem (23/10/2023) na cidade de Braga em Portugal, vítima de Sarcoma mieloide com diferenciação megacarioblástica, um tipo de câncer agressivo, com origem no sangue, e que afetou mais diretamente o fígado. Dada as características da doença, diagnosticada no início de outubro, ele deveria passar por um tratamento intensivo de quimioterapia no Hospital de Braga, hospital universitário mantido em parceria com a Universidade do Minho, mas não resistiu ao tratamento e veio a falecer ontem, às 17 horas, no horário de Brasília. A despedida a Sandro Rego será amanhã, quarta-feira (25/10), às 9h30 (horário local), no Tanatório do Cemitério Municipal de Monte d'Arcos, localizado na Rua Dom António Bento Martins Júnior, 4710-300, Largo de Monte d’Arcos, na cidade de Braga, em Portugal. Coordenadas GPS: 41.558160, -8.413538.
Sandro Rego morava com a esposa, Polyana Paiva, na cidade de Braga, no norte de Portugal, havia quatro anos. Era um especialista em comunicação estratégica, gestão de reputação e de riscos de imagem, PR, corporate e public affairs. No Brasil, foi executivo em empresas de grande porte como Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), Bunge, Grupo Boticário e Banco Safra. Em novembro de 2017 assumiu o comando da FleishmanHillard Brasil, uma das maiores agências de comunicação do mundo, em sucessão à Júnia Nogueira de Sá. Deixou a agência nove meses depois, em razão da mudança da família para Portugal. Na ocasião, declarou: “Pelo histórico de amizade e profissionalismo que tenho com a Kiki (Kiki Moretti), não poderia deixar a agência de uma hora para outra. Então decidi comunicar minha saída para não comprometer a restruturação que está em curso”.
Em 2019, já em Portugal, o executivo fundou em parceria com a também jornalista Isabel Clemente, a Priori, agência de comunicação dedicada a causas e com o objetivo de criar uma nova geração de projetos de comunicação que ajudem a construir uma sociedade mais solidária, justa e sustentável. Em 2021 Sandro assumiu a Diretoria de Comunicação e Marketing da Moss, plataforma líder de compra e venda de créditos de carbono. Recentemente atuava como Consultor de comunicação estratégica, gestão de reputação e de riscos de imagem para empresas do Brasil e Portugal. Sandro Rego deixa uma filha, Lara Pessôa, também jornalista.
Sandro na Mega Brasil
A relação de Sandro Rego com a Mega Brasil Comunicação sempre foi próxima desde 2005, época em que atuava junto ao Boticário. Em 2020, quando já estava em Portugal, foi convidado a participar do projeto Conexão Internacional, um programa semanal, produzido para as plataformas de streaming da Mega Brasil (rádio/tv) com o propósito de cobrir a evolução da pandemia da Covid-19 na Europa e nas Américas. O programa semanal, coordenado por Marco Antonio Rossi, reunia um experiente time de jornalistas com José Gabriel Andrade, em Lisboa, Portugal; Liliana Morales, Cidade do Panamá, Panamá; Maria Luiza Abbott, em Londres, Reino Unido; Rosana Dias, em Toronto, Canadá; Santiago Farrell, em Buenos Aires, Argentina; e Sandro Rego que, a partir de Braga, cobria o norte de Portugal e Espanha. Previsto para durar quatro semanas, o Conexão Internacional se estendeu por dois anos, até o fim da pandemia. “Na pandemia, com tanta coisa nas nossas vidas e nas nossas sociedades, quando contávamos mortos rodeados de incertezas, conversar com ele foi um bálsamo, pelo seu otimismo e inteligência”, comentou Santiago Farrell, hoje editor do jornal Perfil. Para Liliana Morales, Sandro era uma referência. "Como profissional e como pessoa ele sempre foi um cara incrível, competente, íntegro, querido por todos os que tivemos contato com ele. No meu caso, primeiro como cliente (há 15 anos quando eu cuidava da conta do Boticário e ele era o head de Comunicação Corporativa) e depois como um bom amigo. Uma perda inestimável", disse a Líder de Comunicação e Gestão de Mudanças Latam da Philips GBS. Clique para ter acesso ao conteúdo do programa.
Ao longo dos seus 25 anos de experiência, Sandro Rego colaborou com a ampliação e consolidação da atividade da Comunicação Corporativa no Brasil. Em 2014 foi eleito “Comunicador do Ano” pela Aberje – Associação Brasileira de Comunicação Empresarial."“A comunicação empresarial perdeu um grande talento e pessoa de grande afetividade. Deixou belas memórias em sua jornada pela Aberje, onde representava empresas como o Boticário e o Banco Safra”, disse Paulo Nassar, Diretor Presidente da Aberje.
Formado em Jornalismo pela Universidade de Barra Mansa, no Rio de Janeiro; tem em seu currículo especialização em Comunicação Empresarial, pela ESPM, em São Paulo; em Business Management pela Universidade de Toronto, no Canadá; e em Purpose-Driven Business pela Universidade Católica de Lisboa, em Portugal.