Divulgação
Juan Carlos Ortiz deixa a presidência da DDB Latina após 15 anos ocupando o cargo
Após 15 anos atuando como Presidente da DDB Latina, Juan Carlos Ortiz está deixando a companhia. O profissional irá se dedicar a projetos pessoais e seu substituído ainda não foi definido por Alex Lubar, novo presidente global da DDB, que recentemente sucedeu a Marty O’Halloran.
Sob sua gestão, ele uniu escritórios da América Latina, do México, da Espanha e de Miami sob uma única unidade, cuja sede fica em Miami. Desde então, a DDB Latina vem sendo uma das regiões mais fortes em novos negócios. Ortiz também participou da construção do sistema Bullseye, que avalia trabalhos criativos sob aspectos emocionais antes de inscrevê-los em premiações. Sob sua liderança criativa, a DDB Latina ganhou mais de 130 Leões no Festival Internacional de Criatividade de Cannes nos últimos cinco anos.
“Tenho gratidão e respeito a todas as pessoas da DDB que contribuíram para uma era de sucesso inesquecível. Meu tempo na DDB está acabando, mas um novo começo está vindo. Agradeço a cada pessoa do meu time e àqueles da família DDB e Omnicom por compartilharem seus talentos e por sua humanidade inspiradora”, disse Ortiz, em comunicado.
Colombiano, Ortiz se formou em Harvard e realizou cursos na Berlin School of Creativity Leadership e na Indian School of Business, além de ter cursado Cinema em Cuba. O profissional iniciou a carreira como Estagiário na Leo Burnett, onde permaneceu por nove anos, chegando ao cargo de Presidente da operação estadunidense. Sua carreira ainda inclui a publicação dos livros Shorts/Cortos, uma trilogia de sobre criatividade e vida, escrita em um smartphone a 30.000 pés do chão, e uma coluna fixa no jornal El Espectador e revista Soho desde 2008.
A saída de Ortiz ocorre em meio a uma série de mudanças na agência: em maço, Darla Price, presidente da rede em Nova York, foi para a Ogilvy Nova York na função de presidente. Em maio, o CEO da DDB América do Norte, Justin Thomas-Copeland, deixou o cargo e, no mesmo mês, Emma Montgomery foi apontada a CEO da DDB Chicago no lugar de Andrea Diquez, que assumiu como CEO global da Gut em setembro. Lubar foi apontado como CEO global no começo de outubro, enquanto Marty O’Halloran passou a chairman.