Logo Logo Logo Logo Logo

A força feminina no agronegócio

Equipe eclética e experiente compõe nova diretoria da ABMRA. A grande novidade é a presença feminina nessa nova administração

A grande novidade é a presença feminina nessa nova administração da ABMRA

Jorge Espanha permanece à frente da Associação Brasileira de Marketing Rural e Agronegócio (ABMRA) para o biênio 2020/2021, assim como o vice-presidente executivo Ricardo Nicodemos, o diretor administrativo-financeiro Roberto Souza, o diretor de comunicação e eventos Júlio Cargnino, o diretor de produção agropecuária Daniel Baptistella, o diretor de saúde e nutrição animal Elcio Inhe, o diretor de relações com o mercado José Petroski, o diretor de equipamentos Jacques Paciullo Neto e o diretor de integração e logística Alberto Meneghetti.

A boa novidade é a chegada à diretoria de quatro mulheres profissionais do agronegócio. São elas: a diretora de pesquisa Carolina Barboza; a diretora de insumos e serviços agrícolas Daniela Ferreroni; a diretora de desenvolvimento profissional Fernanda Ibañez e a diretora de tecnologia e inovação Kelly Nakaura.

Formamos um excelente time, multidisciplinar, com conhecimentos complementares e experiência, que fará muito pela ABMRA e pela comunicação, marketing e imagem do agronegócio brasileiro”, ressalta Jorge Espanha.

A nova diretoria da ABMRA tomou posse no início de janeiro de 2020 e tem pela frente dois produtos muito importantes para o mercado agro: o 13º Congresso Brasileiro de Marketing Rural (24 de março, em São Paulo) e a 8ª Pesquisa ABMRA Hábitos do Produtor Rural (1º semestre de 2020).

O Congresso é o palco de discussões atuais sobre os caminhos da comunicação e do marketing do agronegócio. Reuniremos especialistas, empresários e formadores de opinião para discutir inovação, gestão e imagem do setor produtivo. A Pesquisa é o mais complexo raio-x dos produtores rurais. São quase 3.000 pesquisas feitas a campo, em todas as regiões do Brasil, para entender como pensa e as preferências dos agricultores e produtores de animais”, explica Jorge Espanha.

Em 2020, a ABMRA também intensifica a programação dos eventos da série Agromarketing, com a discussão de temas importantes para a comunicação e o marketing do setor produtivo.

Presença feminina na ABMRA – Em linha com a crescente presença da mulher nos mais diferentes segmentos do agronegócio, a ABMRA reforça sua diretoria com quatro profissionais experientes e respeitadas.

Kelly Nakaura, gerente de marketing e comunicações da John Deere e nova diretora de tecnologia e inovação da ABMRA, ressalta a mudança acelerada nos canais, veículos, formatos e plataformas de marketing, “mas o conceito básico de trabalhar a ‘emoção humana’ por meio de uma mistura fina entre ciência e arte permanecem. Fazer parte de uma entidade setorial que se propõe a discutir, fomentar e elevar a atuação dos profissionais de marketing é uma oportunidade de aprender com colegas do setor, dividir experiências com outros profissionais, somar e, principalmente, fortalecer a disciplina do marketing dentro da indústria agro brasileira”.

 

Nova diretora de desenvolvimento profissional da ABMRA, Fernanda Ibanez é sócia da Formato IB Comunicação. Para ela, “conhecer seu próprio estilo de liderança e desenvolver a capacidade de liderar pessoas com diferentes comportamentos é fundamental para mulheres que desejam assumir posições dominantes em sua carreira. Noto, nos anos em que dirijo a agência FormatoIB, que a diversidade de pensamentos traz resultados muitos relevantes no setor do agronegócio. Recebo com entusiasmo o cargo diretivo na ABMRA e sei que teremos um futuro ainda mais brilhante pela frente. Uniremos todas as forças, esforços, conhecimentos e energias para termos uma classe unida e com o mesmo propósito de futuro”.

 

É gratificante poder representar o universo feminino num setor tão importante para o Brasil e que conta cada vez mais com a ascensão da presença da mulher. Com certeza, a sensibilidade da mulher e um novo olhar sobre vários aspectos do agronegócio brasileiro contribuem para um desenvolvimento mais assertivo e com mais oportunidades a ser exploradas. A ABMRA está de parabéns por ter esse olhar e agregar pessoas que de alguma forma representam as mulheres de forma geral, mas ainda mais as mulheres do campo”, destaca a nova diretora de pesquisa da entidade, Carolina Barboza, diretora geral da Kleffmann.

Conselho Consultivo multidisciplinar – Com a presidência do publicitário Geraldo Alonso Filho, o Conselho Consultivo da ABMRA gestão 2020/2022 conta com profissionais de várias áreas e especialistas de comunicação. O time é composto por Adhemar Altieri, Maria Helena Zucchi Calado, Ricardo Krauz, Bartolomeu Brás, Eduardo Daher, Donário Lopes de Almeida, Amarílio Proença de Macedo, Ricardo Gonçalves e José Luiz Tejon Megido.