Divulgação
“Investimos no aprimoramento tecnológico de uma ferramenta de mensuração que reflete o atual cenário complexo da Comunicação. Nos últimos 20 anos, muito mudou na forma como as pessoas consomem informação. O novo IQEM responde a essas mudanças”, comenta Fabio Santos, CEO da CDN
Após mais de duas décadas mensurando resultados e analisando a exposição das principais marcas do País, o “Índice de Qualidade de Exposição nas Mídias (IQEM)”, ferramenta que tem a maior base de dados do Brasil, ganhou uma versão ainda mais completa.
Com investimento em tecnologia e inovação em sua metodologia, o novo IQEM combina a inteligência artificial à inteligência humana para analisar, mensurar e valorar a exposição das marcas nos veículos de imprensa, mídias sociais, podcasts e videocasts em seus mais diversos formatos. Atualmente, o IQEM tem entre os seus principais clientes empresas e instituições como Nestlé, Itaú, Febraban, Citi, Instituto Unibanco, Ocyan, Foresea, Furnas, Boehringer, Hospital Alemão Oswaldo Cruz, Mosaic e Porto – alguns há mais de 15 anos.
Pioneiro, o índice de mensuração de earned media mais respeitado do País, afere resultados a partir de métricas que contemplam a exposição editorial das marcas nas mídias, levando em conta a credibilidade dos veículos, a qualidade do conteúdo, a presença das mensagens do cliente, dentre outros aspectos, e não apenas os espaços físicos que ocupam nos meios de comunicação. Além da qualidade da exposição, o IQEM consegue medir a eficácia das ações de PR, de forma qualitativa e analítica.
E agora, toda essa expertise fica mais robusta a partir das atualizações que darão ainda mais autonomia e visão consolidada para a tomada de decisão dos clientes. As principais potencialidades do novo IQEM incluem:
. Novo dashboard intuitivo – com investimento em tecnologia e experiência do usuário, foi desenvolvido para dar mais autonomia aos clientes no consumo ágil e assertivo dos dados;
. Clareza nos KPIs – compreensão mais nítida das métricas e dos resultados de comunicação, com dados de evolução e olhar sobre dimensões estratégicas;
. Valoração monetária – a partir de novos parâmetros, torna tangível os resultados do trabalho de comunicação por campanhas e ações;
. Inovação ao mensurar mensagens-chave – Índice passa a compor e a medir a aderência das mensagens e narrativas projetadas pelas marcas;
. Classificação em funil e tags – abordagem analítica abrangente e aprofundada, complementada por classificação com nível de especificidade sem paralelo no mercado;
. Pesquisa de opinião nacional – uma pesquisa nacional com consumidores de notícias afere a credibilidade dos veículos e canais para entender o comportamento do consumo de notícias pelos brasileiros;
. Audiência em tempo real – integrações com fontes de dados real time e verificadas, conferindo ainda mais credibilidade e assertividade aos parâmetros que compõem o Índice;
. ROI – o IQEM avalia e mensura a exposição pelo destaque editorial e protagonismo na exposição, e não apenas por métricas subjetivas e advindas de outras disciplinas não comparáveis.
“Investimos no aprimoramento tecnológico de uma ferramenta de mensuração que reflete o atual cenário complexo da Comunicação. Nos últimos 20 anos, muito mudou na forma como as pessoas consomem informação. O novo IQEM responde a essas mudanças”, comenta Fabio Santos, CEO da CDN. “Além disso, aprofundamos a capacidade de medir a eficiência da estratégia adotada em cada ação, o que é muito útil para o planejamento de novas ações”, complementa.
Para a consolidação dessa nova versão do IQEM, a CDN contou com a expertise de Cientistas de Dados, Matemáticos, Estatísticos, Designers, Desenvolvedores, Gerentes de Projeto e Programadores.
“Pesquisamos e nos aprofundamos no mercado nacional e internacional. O novo IQEM incorpora as melhores práticas do mercado de Mensuração de Comunicação. A nova versão, desenvolvida nos últimos dois anos, traz a combinação eficaz de inteligência artificial e humana para tornar tangível e valorar monetariamente o resultado dos esforços de comunicação das marcas. Nosso objetivo é dar ao cliente uma ferramenta capaz de demonstrar e avaliar os resultados de suas ações e permitir ajustes de rotas”, explica Fernanda Dantas, Head de Inteligência de Dados & Digital da CDN.
Além de atender grandes marcas, o IQEM já analisou eventos de grande expressão, como Lollapalooza, Rock in Rio e Parada LGBT+, trazendo insights sobre as potências midiáticas, e pautas atuais e relevantes, como o estudo “ESG na Mídia”, que já está em sua segunda edição.