Logo Logo Logo Logo Logo

Comunicação em terras portuguesas

Miessva Communication, consultoria de comunicação comandada pela jornalista Lena Miessva (foto), cruza as fronteiras brasileiras e inicia suas atividades em Portugal. Nesse mercado em expansão, a consultoria buscará oferecer aos clientes sua experiência construída ao longo dos anos nas várias frentes da Comunicação

Divulgação / LinkedIn

Lena Miessva, fundadora da Miessva Communication

A Miessva Communication, consultoria de comunicação que tem a jornalista Lena Miessva à frente das operações, acaba de iniciar as suas atividades em Portugal. Com foco em estabelecer conexões entre pessoas e transmitir conhecimento, a consultoria está estruturada em quatro áreas: Concepção e Planejamento de Projetos de Comunicação; Redação de Conteúdos; Desenvolvimento de Políticas Corporativas; Consultoria em Gestão de Crises com Preparo da Empresa, Formação de Comitê e Treinamentos Específicos. Para os clientes do mercado brasileiro, Lena seguirá com sua bem-sucedida parceria com a LN Comunicação, comandada pela jornalista Lucia Nunes.

Ao chegar em Portugal, a profissional conta que, ao mesmo tempo em que organizava a parte pessoal após a mudança, iniciou o conhecimento do português falado e escrito assim como da cultura do país. Para a apresentação da consultoria ao mercado europeu, estruturou uma abordagem virtual do site em português luso.

Os tempos de inteligência artificial demandam novas abordagens, e optei por um website tendo como fio condutor o mote ‘ideas&words’. Ali, há depoimentos de profissionais que conviveram comigo e bastidores de projetos que liderei em algumas empresas. Além disso, está alocado o blog ‘Vida em Ponto e Vírgula’ – meu lado B – em que exercito o lado de repórter, descobrindo e contando histórias”, explica Lena.

Com forte conexão com o Agronegócio, a Miessva Communication fez a cobertura da press trip patrocinada pela União Europeia para conhecer as culturas de arroz na região do Tejo, próximo a Lisboa, para os portais “Notícias Agrícolas” e “Envolverde”. Está organizando, ainda, novas pautas para oferecer à mídia brasileira especializada em Agro. Ainda nesse ano, participou do encontro de jornalistas no Porto, preparatório para o “V Congresso de Jornalismo de Portugal 2024”.

Segundo estudo recentemente apresentado pela APECOM – Associação Portuguesa das Empresas de Conselho em Comunicação e Relações Públicas, em parceria com a empresa Informa D&B, o setor da Comunicação em Portugal teve, em 2021, um crescimento de 27% em volume de negócios, chegando a 110,6 milhões de euros – sendo que 75% das empresas do setor obtiveram um crescimento. Apenas 20% das empresas do setor são familiares e, se as mulheres predominam no setor com 68%, nos cargos de liderança e gestão, o gênero masculino continua predominante, apesar de uma subida de três pontos percentuais na liderança feminina. A idade média das empresas é de aproximadamente 15 anos.

Nesse mercado em expansão, Lena Miessva explica que irá oferecer sua experiência em várias frentes da Comunicação: publicações especializadas, gestão da área em empresas brasileiras e internacionais e em agência. Em gestão de crises, sua atuação irá desde a análise da situação da empresa, concepção de matriz de risco, concepção de protocolos e produção de manual, formação de Comitê de Crise, treinamento de executivos e detalhamento da disseminação das diretrizes para toda a corporação.