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“É preciso simplificar a comunicação para que a sociedade entenda os reais benefícios da Sustentabilidade. Apesar de estar nas pautas corporativas, é um tema pouco entendido, e tem muitas marcas que falam pontualmente e não incluem em suas estratégias de divulgação”, avalia Fátima Rendeiro, Head of Market Intelligence da Due
Comunicar de forma clara e eficaz as práticas de ESG nos negócios será uma necessidades para as corporações em 2024, conforme apontou uma análise encomendada pela Due, empresa de gestão de negócios e representação comercial, por meio de sua plataforma de conhecimento, a Due Insights.
De acordo com Flávio Ferrari, especialista em cenários futuros, professor da ESPM e realizador do estudo, a sociedade espera que as grandes empresas tornem o mundo um lugar melhor para viver. “Além de colocar em prática seus discursos (‘walk the talk’), o grande desafio será explicar a relevância de suas ações para os stakeholders (‘talk the walk’), obtendo seu engajamento e suporte”, explica.
A análise compilou dados do “Estudo Pacto Global 2022” da plataforma Stilingue, da “Pesquisa Líderes de Negócio (2023) – Data Makers” e da “Kantar Worldpanel”, e revelou que 47% dos consumidores acreditam que o tema “Ambiental” tem maior relevância, seguido de “Social” (29%) e “Governança” (24%). Em agosto deste ano, houve 55 mil publicações coletadas sobre o tema. A “Amazônia” lidera as buscas com 16%, seguida de “ESG” com 15% e “Corrupção” com 11%. Além disso, 78% dos acessos foram realizados por meio do computador, o que revela uma intenção de dedicar mais tempo à pesquisa.
O estudo apontou também algumas barreiras, que indicam a necessidade de uma comunicação eficaz em que as lideranças – 56% dos líderes pretendem participar diretamente de iniciativas de ESG – devem considerar. Entre as dificuldades estão a “falta de conhecimento” para 49%; “pressão por resultados de curto prazo” para 48%; “falta de profissionais preparados” para 46%; “não priorização do tema” e “liderança não comprometida” para 41%.
“É preciso simplificar a comunicação para que a sociedade entenda os reais benefícios da Sustentabilidade. Apesar de estar nas pautas corporativas, é um tema pouco entendido, e tem muitas marcas que falam pontualmente e não incluem em suas estratégias de divulgação”, avalia Fátima Rendeiro, Head of Market Intelligence da Due.
O estudo foi apresentado ao mercado de Comunicação de Brasília e do Rio de Janeiro, e pode ser solicitado pelo e-mail institucional@soudue.com.br.