Divulgação
Rodrigo Jatene, CCO da Wieden+Kennedy Latam
Rodrigo Jatene é o novo Chief Creative Officer da Wieden+Kennedy para a América Latina. A partir de 2024, o executivo passa a liderar os escritórios de São Paulo e Cidade do México, além do hub de Buenos Aires, na posição de Felipe Ribeiro, que assumirá a cadeira de Co-CCO do escritório da rede em Portland, nos Estados Unidos, ao lado de Azsa West.
A partir do escritório na capital paulista, Jatene passa a ser responsável pelo desenvolvimento da rede na região ao lado do presidente André Gustavo, respondendo pela criação de marcas como Ford, Google, Nubank, Nike, PEPSI, Uber, entre outras.
Com mais de 25 anos de experiência, Rodrigo Jatene esteve à frente da criação da DDB Chicago como CCO desde 2021. Ocupou também a posição de co-presidente & CCO na Grey Brasil de 2015 a 2018, quando foi convidado para assumir a cadeira de CCO nos escritórios de Los Angeles e São Francisco, nos Estados Unidos. Ao longo dos sete anos na rede, foi ainda membro permanente do seu Conselho Global de Criação.
A rede tem fortalecido seus negócios no mercado latino-americano nos últimos anos, e Jatene chega para fazer parte desse movimento. A operação teve crescimento de 46% em sua receita em 2022 e deve manter em ritmo acelerado, sobretudo, com a abertura do primeiro escritório da Wieden+Kennedy de fala hispânica no mundo, na Cidade do México, em janeiro de 2023.
A operação nasceu tendo a Ford como cliente, e em menos de um ano, trabalha também com outras grandes marcas, como InBev, Nike, Uber, Aeromexico e Google. Caminho semelhante tem feito o hub criativo de Buenos Aires, que além de Ford, desenvolve trabalhos para a Nike Argentina e Uruguai.
Já em São Paulo, o escritório segue consolidado em seus 13 anos, ampliando sua relevância global e regional, através de campanhas para a Budweiser, Ford e Nike, entre outras. Tem também ampliado sua relevância dentro dos próprios clientes, como para Nubank, Uber e Google, além de desenvolver novos negócios, como a recente conquista da conta da PEPSI no Brasil. Não à toa, a receita da agência teve crescimento de 22% nos últimos cinco anos.
Com passagens por algumas das principais agências do mundo, como Grey, Leo Burnett, Wunderman, McCann, DM9DDB, entre outras, Jatene é diretor de arte por formação. Ao longo de sua carreira, realizou inúmeras campanhas de renome e recebeu mais de 70 leões em Cannes, além de mais de 50 Grand-Prix nos principais festivais do mundo. Destaque para o Cannes Lions, Effie, D&Ad, The One Show, Clios, Art Directors’ Club, LIA, El Ojo e Clube de Criação.
“No ano que vem eu começo um novo capítulo da minha história com a W+K - uma marca icônica que tenho admirado e respeitado nos últimos 20 anos. A cultura criativa, a independência, os relacionamentos duradouros com alguns dos clientes mais conhecidos e atrativos do mundo, e o incomparável trabalho construído nas últimas quatro décadas são uma inspiração para mim e para toda a indústria”, completa o criativo.
Jatene esteve a frente de campanhas icônicas globalmente, como "Apologize the Rainbow" (2023) e Chillboards (2022), além de trabalhos no Brasil que também ganharam receconhecimento internacional, como "Detector da Corrupção (2018), "O enterro do Bentley (2014), “Vem Pra Rua” (2013), e "Meu sangue é rubro-negro" (2012).
"Estou ansioso para trabalhar em parceria com o André, Felipe, Karl e todo time extremamente talentoso da W+K na América Latina. E ainda mais animado com a ideia de retornar para casa com a minha família depois de seis longos e felizes anos nos Estados Unidos. Eu sempre serei grato e honrado pela oportunidade de ter feito parte da história da DDB Chicago, uma das agências mais icônicas da nossa indústria. E também muito orgulhoso do time que ajudei a formar, as marcas com as quais colaborei, os trabalhos que fizemos e todas nossas conquistas juntos", finaliza.