Divulgação / LinkedIn
“Temos uma necessidade jamais vista na história da humanidade para falar de Saúde Mental. E todos os comunicadores que se interessam pelo assunto precisam ter à disposição os principais profissionais do mercado para ajudar a transmitir notícias da área, que é o que ocorre com as agências especializadas em Medicina, por exemplo", explica Xanndi Poletto, fundador da Exclame
Embora em alta desde a pandemia, falar sobre Saúde Mental ainda pode até parecer um assunto novo. Porém, a verdade é que emoções, sentimentos e pensamentos são inerentes ao ser humano, e discutir à respeito desse autoconhecimento e desenvolvimento sempre foi necessário. Nos últimos anos, dados como o da liderança do Brasil no ranking da ansiedade e até a quantidade de pessoas depressivas no mundo – que, segundo a Organização Mundial da Saúde, chega a 300 milhões – reforçam cada vez mais a urgência em se abordar o tema com profundidade.
E foi a partir dessa necessidade, e com a união de um grupo de especialistas na área, que nasceu a primeira assessoria de imprensa do Brasil focada em Saúde Mental, Desenvolvimento Humano e Bem-Estar, a “Exclame”. O fundador, o jornalista Xanndi Poletto, que vem se especializando no tema, se reuniu com alguns profissionais da área para entender o cenário atual da Saúde e criou a primeira agência dedicada ao tema.
Para Poletto, que possui mais de uma década de atuação no Jornalismo, a criação da agência é um processo natural, necessário e, principalmente, urgente. “Temos uma necessidade jamais vista na história da humanidade para falar de Saúde Mental. E todos os comunicadores que se interessam pelo assunto precisam ter à disposição os principais profissionais do mercado para ajudar a transmitir notícias da área, que é o que ocorre com as agências especializadas em Medicina, por exemplo. O papel da assessoria de imprensa é fazer a ponte entre o profissional que tem o conhecimento com o jornalista que busca a informação apurada, com embasamento e levantamentos”, explica.
De acordo com o profissional, o Jornalismo precisa continuar cumprindo o seu papel social, e, para isso, especialistas e comunicadores devem se unir cada vez mais. “A informação continua sendo a principal porta de entrada para o conhecimento. Quando noticiamos, quando mostramos os problemas e debatemos as soluções, começamos juntos um processo de conscientização e, principalmente, de mudança”.
A Exclame, que existe desde 2019 e se posiciona como um hub de notícias sobre Saúde Mental e Desenvolvimento Humano, criou parcerias com profissionais e entidades relevantes da área, como Blenda Oliveira, Doutora em Psicologia pela PUC-SP; Cinthia Alves Prais, Especialista em Neurociência; Dr. Marcos Mendanha, Médico de Saúde no Trabalho e Diretor e Professor da Faculdade CENBRAP; Maryana com Y, Especialista em Bom Humor; e ISMA-BR (International Stress Management Association no Brasil).