Divulgação / LinkedIn
Benoit Garbe, CMO da AB Inbev, deixará a companhia no final do ano. Sua saída é reflexo da polêmica envolvendo a marca Bud Light e a influenciadora trans, Dylan Mulvaney, em abril deste ano
Benoit Garbe, atual Chief Marketing Officer da Anheuser-Busch Inbev (AB Inbev) nos Estados Unidos, anunciou recentemente que deixará seu posto na multinacional de bebidas e cervejas até o fim do ano. O executivo está no cargo desde setembro de 2021, e, após sua saída, a companhia já confirmou que não colocará nenhum substituto na posição, fazendo com que suas funções sejam passadas para Kyle Norrington, Chief Commercial Officer da empresa, que acumulará as tarefas.
“Hoje, anunciamos mudanças importantes em nossa equipe de liderança dos Estados Unidos, que reduzem as camadas hierárquicas em nossa organização e permitem mais que nossos líderes comerciais impulsionem nossos negócios e legado”, disse Brendan Whitworth, CEO da AB Inbev nos Estados Unidos, em comunicado. “Essas mudanças na liderança sênior vão acelerar a retomada do crescimento à medida em que continuamos a nos concentrar naquilo que fazemos de melhor – produzir cerveja excelente para todos e conquistar nosso lugar em momentos que importam”, complementou.
A saída de Garbe, no entanto, ainda é reflexo da grave crise pela qual a AB Inbev vem passando desde abril deste ano, quando lançou a polêmica campanha para a marca Bud Light estrelada pela atriz e influenciadora trans, Dylan Mulvaney. Na época, a atriz fez uma postagem em seu Instagram comemorando o aniversário da revelação de sua identidade de gênero com várias latas personalizadas com o seu rosto. A ação gerou uma intensa revolta por parte dos conservadores, e até mesmo de progressistas, que afirmaram que a Bud Light não tomou medidas para apoiá-la de fato.
Como resultado dessa campanha desastrosa, de lá para cá, a AB Inbev veio perdendo apoio de todos os lados, registrando quedas nas vendas. De acordo com a Beer Business Daily, os volumes de vendas da Bud Light caíram 30% nas quatro semanas encerradas em 7 de outubro.
A polêmica também provocou o afastamento da Vice-Presidente de Marketing da Bud Light, Alissa Heinerscheid, e do Vice-Presidente de Marketing para Bebidas Mainstream, Daniel Blake, executivos responsáveis pela veiculação da campanha com a influenciadora trans.
Benoit Garbe é o executivo de maior destaque a deixar a companhia desde o início da controversa ação. O profissional, que antes de responder como CMO da AB Inbev atuava como Diretor de Estratégia, não comentou sobre o caso publicamente até o momento.