Logo Logo Logo Logo Logo

Lugar de bituca é no lixo

Philip Morris Brasil promove campanha sobre conscientização acerca do descarte correto de bitucas de cigarro. Intitulada “Nosso Mundo Não é um Cinzeiro”, a ação, que teve início em 2022, ocorreu em Porto Alegre e pretende percorrer mais quatro cidades do Brasil – Santa Cruz do Sul, Recife, São Paulo e Rio de Janeiro até o fim deste ano

Divulgação

“O lixo das bitucas de cigarro é um problema que precisa ser resolvido. Com campanhas como essa, queremos incentivar os fumantes a hábitos mais responsáveis, que fortalecem a educação da população em geral e colaboram com as entidades governamentais para assegurar uma infraestrutura adequada de eliminação dos resíduos”, enfatiza Bruno Pinto, Executivo de Relações Institucionais da Philip Morris Brasil

A Philip Morris Brasil, empresa líder em tabaco que trabalha para oferecer um futuro sem fumaça, vem promovendo uma série de ativações durante os meses de novembro e dezembro, com o objetivo de aumentar a conscientização sobre o descarte correto das bitucas de cigarro. Intitulada “Nosso Mundo Não é um Cinzeiro”, a ação iniciada em 2022 atua na promoção de mudanças no comportamento e nas atitudes de fumantes que muitas vezes desconhecem o impacto do resíduo no meio ambiente.

Como parte da ação, colaboradores da empresa distribuíram bituqueiras portáteis para adultos fumantes em Porto Alegre, no último dia 10 de novembro. O itinerário da campanha conta ainda com passagens pelas cidades de São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Recife (PE) e Santa Cruz do Sul (SP). A iniciativa também inclui o recolhimento de bitucas descartadas de maneira inadequada.

O lixo das bitucas de cigarro é um problema que precisa ser resolvido. Com campanhas como essa, queremos incentivar os fumantes a hábitos mais responsáveis, que fortalecem a educação da população em geral e colaboram com as entidades governamentais para assegurar uma infraestrutura adequada de eliminação dos resíduos”, enfatiza Bruno Pinto, Executivo de Relações Institucionais da Philip Morris Brasil.

A campanha está totalmente alinhada à meta global da Philip Morris International de reduzir o lixo plástico de seus produtos – que inclui a bituca de cigarro – em 50% até 2025. Já foi veiculada em outros países e, no Brasil, em 2022, projetos pilotos passaram por São Paulo, onde foram instaladas bituqueiras nas regiões da Avenida Paulista e Vila Olímpia, além da região Sul, quando foi realizada a distribuição de bituqueiras portáteis em praias do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

No Brasil, a campanha também ganhou um website em português, que tem por objetivo educar o público a respeito do impacto ambiental causado pelo lançamento das bitucas em ruas, praças, praias, rios e outros ambientes. Segundo estatísticas, 61% dos cigarros são consumidos ao ar livre e, na natureza, as pontas ou guimbas – como também são conhecidas – podem levar até 15 anos para se decomporem.

De acordo com uma pesquisa realizada pela empresa com 12.800 pessoas de 10 países, entre eles o Brasil, 25% dos fumantes adultos descartam as pontas de cigarro no chão porque acham isso “normal”. Quando feito um recorte para o Brasil, a porcentagem sobre para 32%.

O estudo também revelou que 75% dos pesquisados pensavam que os filtros de cigarro eram feitos de algodão ou papel, e apenas 13% sabiam que a matéria-prima principal é o plástico. No caso do Brasil, só 4% dos entrevistados tinham esse conhecimento.

As conclusões da pesquisa reforçam a necessidade de campanhas de sensibilização para ajudar a mudar o comportamento dos fumantes. A cada segundo, aproximadamente 10 mil unidades desse resíduo são dispensadas de maneira inadequada em todo o mundo.