Uribe Teófilo, head de produtos da Youse Seguros, é o convidado do programa Consumo em Pauta dessa semana.
A pauta agora é sobre o consumidor... vem aí, Consumo em Pauta, aqui na Rádio Mega Brasil Online!
Ao contratar um seguro de qualquer bem você pode se beneficiar de uma série de serviços assistenciais. Estes, com certeza, vão trazer comodidades para o seu dia a dia e, claro, diminuir a saída de dinheiro do seu bolso naqueles momentos de apuros. Por exemplo, se precisar de chaveiro, basta acionar a seguradora que mandarão um profissional para resolver o problema, sem nada cobrar. Pode ser também encanador, eletricista, reparo em computador, limpeza de caixa-d’água e até atendimento para pets, além de muitos outros.
Para Uribe Teófilo, head de produtos da Youse Seguros, marca da Caixa Seguradora e da CNP, primeira insutech do Brasil, as assistências são uma forma de reduzir a chance de deterioração do patrimônio e até de educação financeira.
Assistência para autos
Na hora de contratar um seguro para auto, por exemplo, além das coberturas convencionais é possível fazer opções de assistências, como de guincho, pane seca, troca de pneu, etc. Algumas seguradoras já colocam as assistências no pacote a ser contratado. Outras dão liberdade de escolha ao consumidor para fazer a opção de quais assistências deseja ter. Se na sua for pacote, verifique antes de fechar a apólice se as assistências inclusas vão ser realmente necessárias para você. Você pode pedir para retirá-las e até trocar por outras que lhe trarão maior benefícios.
Na Youse, explica Teófilo, a contratação tanto do seguro quanto das assistências são personalizáveis. Ou seja, o consumidor faz as opções: “A Youse oferece a possibilidade de o segurado personalizar o seu seguro tanto na compra como durante a utilização ou vigência da apólice. Com isso ele pode economizar”, explica o executivo.
Assim, não há necessidade de contratar guincho para longas distâncias se a maioria do tempo o carro irá rodar apenas na cidade. Agora, quando este segurado for fazer uma viagem ele pode ampliar a quilometragem do guincho e reduzir assim que retornar à sua residência. Pagará somente a quilometragem maior enquanto estiver fora de sua localidade. “O guincho é uma assistência que pode ser contratado quando o segurado desejar. Sempre antecipado e não nunca quando deu o problema”, completa Teófilo.
Para veículos, a Youse oferece os mais diferentes serviços, além do reboque. Podem ser contratados autosocorro após pane, pane seca, troca de pneus, serviço leva e traz, lavagem e higienização, carro reserva, chaveiro, motorista parceiro, reparos e até montagem de bike.
Assistências no seguro residencial
Além das coberturas convencionais que garantem indenização, como incêndio, queda de raio, danos elétricos, furto e roubo de bens, entre outros, é possível ter assistências.
Na Youse o segurado, além de escolher as coberturas acima, pode optar por assistência residencial básica (chaveiro, encanador, eletricista, vidraceiro). Pode, também, ter assistência em cuidados para as crianças, que vão desde dicas a organização de móveis, protetores de tomadas, grades e telas de segurança, entre outros. “Tenho um filho de três anos e usei uma série de serviços de cuidados para criança, como instalação de rede de proteção serviço de tomada sem precisar desembolsar nada por isso”, diz o head de produtos da Youse.
E para quem tem pets, há as assistências ‘emergência pet’ e ‘cão e gato’. Se ocorrer algum problema com o animal, basta acionar a seguradora que serão dadas as orientações de primeiros socorros e indicação de clínicas. Mas, atenção: os custos de veterinários, clínicas, exames e medicamentos serão arcados pelo dono do pet.
Contudo, se no caso de emergência for necessário levar e buscar o pet a uma clínica e o segurado tiver cobertura “cão e gato”, a Youse oferece o transporte, gratuitamente, até um determinado valor. Assim como reembolsa os gastos com cirurgias e medicamentos em decorrência de acidente ou doença - também até um determinado valor.
Portanto, é bom saber direitinho as regras para usar esta e outra assistências. Entre as regras, há também quantas vezes pode-se utilizar cada uma das assistências por ano. No caso de chaveiro, encanador, eletricista ou vidraceiro, por exemplo, são duas vezes por ano.
Como contratar as assistências
O consumidor precisa entrar em contato com um corretor e pedir para que este apresente um orçamento com todas as coberturas e assistências que deseja. Se, contudo, optar pela Youse, basta acessar o site ou aplicativo da seguradora e fazer a contratação escolhendo as coberturas e assistências. “É bom saber que a qualquer momento essas opções podem ser mudadas, com ampliação ou redução do que foi contratado”, destaca Teófilo. Assim, os valores a maior ou a menor serão lançados na próxima parcela.
“Existe uma máxima de que seguro é feito para não ser usado. Isso é uma ilusão. Aqui na Youse entendemos que o seguro é uma ferramenta de educação. Isso porque ele garante o cuidado com os bens do segurado e este tem o poder de pagar menos quando entende que o seu risco é menor e pagar mais quando está numa zona de risco. Mas sempre protegendo aquilo que conquistou”, finaliza Teófilo.
Se você quiser saber mais detalhes sobre assistências em seguros, não perca a chance de ouvir novamente a entrevista com Uribe Teófilo, que vai ao ar nesta segunda (08/01), às 17 horas. O programa em vídeo já está disponível.
O programa Consumo em Pauta é apresentado pela jornalista Ângela Crespo todas as segundas, às 16h, com apresentações às terças, às 09h, e às quintas, às 19h, na Rádio Mega Brasil Online.
O programa também é disponibilizado, simultaneamente com a exibição de estreia, no Spotify, e em imagens, na TV Mega Brasil.