Logo Logo Logo Logo Logo

A arte de Guryva Portela

No primeiro Café Cultural dessa semana, vamos relembrar a conversa de Sérgio Lapastina com o ator, produtor e cenógrafo Guryva Portela, que realizou, no início do ano passado, uma montagem da peça "Uma Mulher Vestida de Sol", de Ariano Suassuna. Não perca, nessa segunda-feira, a partir das 16 horas, na Rádio Mega Brasil Online.

O ator e produtor Guryva Portela é o convidado do primeiro programa Café Cultural dessa semana.

No primeiro programa desta semana, vamos relmebrar a conversa com o ator, produtor e cenógrafo Guryva Portela, que realizou, no início do ano passado, uma montagem da peça “Uma Mulher Vestida de Sol”, de Ariano Suassuna.

Guryeva é pernambucano, profundo conhecedor da obra de Ariano Suassuna: “Essa montagem traz uma adaptação da obra de Suassuna para a linguagem do realismo fantástico e para o trágico-lúdico, para apresentar uma obra inspirada na estética sertaneja que se une com o romanceiro ibérico. Como pano de fundo, a tragédia das disputas de terra numa trama familiar de amor e sangue”.

O espetáculo cria um universo imaginoso de uma tragédia sertaneja com pitadas de realidade fantástica. Trazendo ao público o espírito onírico, o canto e a música estão presentes na peça, fazendo com que o texto, originalmente escrito em 1947, ganhe contornos extremamente atuais e necessários

Uma Mulher Vestida de Sol é um texto importante não somente pelos seus valores próprios, mas também porque, historicamente, foi a primeira grande tragédia produzida no Nordeste.

A peça tem uma atmosfera épica de amor e violência, que une os elementos sangue, honra, família, incesto, nas exatas medidas dramáticas e trágicas.

Não perca a reprise da conversa que vai ao ar nesta segunda-feira (08/01), às 16h. O programa em vídeo já está disponível.


O programa Café Cultural é apresentado por Sérgio Lapastina as segundas e quintas, às 16h, com reapresentações diárias, também às 16h, na Rádio Mega Brasil Online.

O programa também é disponibilizado, simultaneamente com a exibição de estreia, no Spotify, e em imagens, na TV Mega Brasil.