Divulgação
Um comitê composto por representantes da Heineken, SOS Mata Atlântica, SABESP e Pacto Global ficará responsável por escolher entre cinco e dez iniciativas relacionadas ao rio
A Heineken e a Fundação SOS Mata Atlântica anunciaram a abertura de um edital para a seleção de projetos demonstrativos voltados para aprimorar a bacia hidrográfica do rio Pinheiros e suas proximidades, na cidade de São Paulo.
Um comitê composto por representantes da Heineken, SOS Mata Atlântica, SABESP e Pacto Global ficará responsável por escolher entre cinco e dez iniciativas relacionadas ao rio, alinhadas a uma das duas categorias: soluções baseadas na natureza, abrangendo intervenções locais que contribuam para a melhoria da qualidade da água, e ações de mobilização, engajamento, educação ambiental, artes e conhecimento, que ampliem a rede de cidadãos conscientes e engajados na recuperação dos rios. Os projetos selecionados serão apoiados com valores de 50 mil a 100 mil reais.
A prioridade será para os projetos que tenham impacto nos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) 06 - Água Potável e Saneamento, e ODS 14 - Vida na Água. As propostas podem ser apresentadas por Organizações da Sociedade Civil atuantes nas áreas ambiental, educativa ou social, e micro e pequenas empresas sem vínculos governamentais.
O rio Pinheiros, parte da bacia do Alto Tietê, tem passado por um significativo processo de despoluição nos últimos anos. O sucesso do Heineken Floating Bar, uma ativação temporária realizada em parceria com a SOS Mata Atlântica, reflete o potencial da região e o interesse do público na revitalização do rio. Localizado na área do Parque Bruno Covas, o bar faz parte da plataforma Green Your City da Heineken, lançada em 2021, que engloba várias iniciativas com foco em cultura e sustentabilidade. O objetivo do bar era convidar o público a repensar a ocupação dos espaços urbanos, transformando a relação da sociedade com a cidade.
As inscrições para o edital podem ser feitas até 31 de janeiro de 2024, e todas as informações necessárias estão disponíveis no site da SOS Mata Atlântica.