Logo Logo Logo Logo Logo

A Amazônia no centro

A Conferência Amazônia e Novas Economias, organizada pelo IBRAM, foi premiada como melhor projeto de Comunicação Corporativa de 2023 na área ambiental da 49ª edição do Prêmio Aberje

Divulgação

A Conferência Amazônia e Novas Economias, organizada pelo IBRAM, foi premiada como melhor projeto de Comunicação Corporativa de 2023 na área ambiental da 49ª edição do Prêmio Aberje

A 49a edição do Prêmio Aberje, que homenageia os melhores projetos de comunicação corporativa do país, inovou este ano com a criação da categoria Prêmio Especial Comunicação da Amazônia. A cerimônia de entrega do prêmio aconteceu no dia 11 de dezembro, em São Paulo, e comtemplou o projeto da Conferência Internacional Amazônia e Novas Economias, organizada pelo Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM) e realizada pela agência brasiliense Oficina Consultoria.

A Conferência reuniu mais de duas mil pessoas, que puderam acompanhar os debates realizados em 27 painéis, com a presença de especialistas e personalidades de 9 países, como Ban Ki-moon, Tony Blair e Iván Dique, autoridades de todos os estados e poderes brasileiros, ativistas da área ambiental e representantes dos povos da Amazônia. O evento, ocorrido entre os dias 30 de agosto e 1° de setembro, em Belém do Pará, teve a cobertura de 150 profissionais de imprensa e foi amplamente ativada no ambiente digital.

"A repercussão e o sucesso do evento nos surpreenderam. Tanto que já anunciamos a realização da 2a Conferência entre os dias 6 e 8 de novembro de 2024", afirmou o presidente do IBRAM, Raul Jungmann.

Ele ressalta que a organização da Conferência Internacional da Amazônia e Novas Economias em 2023 representou o compromisso público do setor mineral com a pauta ambiental. "O evento foi um marco para demonstrar que a mineração se compromete com a preservação do meio ambiente e da região amazônica, com a proteção da floresta e das comunidades e povos originários que lá vivem, com o desenvolvimento sustentável, a agenda climática e o combate às desigualdades sociais", disse Jungmann.

A premiação da Aberje (Associação brasileira de comunicação empresarial) é um reconhecimento à comunicação eficiente e reconhece em 2023 a importância do trabalho dos comunicadores para ampliar o debate sobre a sustentabilidade no país. “É cada vez mais urgente a inclusão da agenda ambiental nas decisões estratégicas de governos e empresas, respeitando as comunidades e os povos tradicionais e usufruindo de toda a diversidade de soluções que a economia da floresta pode gerar. O papel da comunicação é fundamental na difusão de novas ideias relacionadas ao desenvolvimento sustentável”, afirma Patrícia Marins, sócia-fundadora da Oficina Consultoria.

O Prêmio Aberje homenageia empresas, instituições, mídias e profissionais de comunicação organizacional que aliam criatividade, estratégia e comunicação assertiva para gerar os melhores resultados para negócios, com impactos positivos para a sociedade.