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“Comunicação para a transição”

Aberje define tema para o ano de 2024, o qual será trabalhado em conjunto com a rede ao longo dos meses. Segundo a Associação, a justificativa pela escolha do tema se deu por conta da necessidade do planeta em passar por mudanças urgentes, as quais já sinalizam uma era de transição em que a Comunicação Corporativa tem papel primordial para estabelecer pontes que apoiem essa transição

Divulgação

"Comunicação para a transição" é o tema da Aberje para 2024

O planeta precisa de mudanças urgentes e todos os sinais apontam para uma era de transição – energética, econômica, cultural e social – e a Comunicação Corporativa tem papel primordial no estabelecimento de pontes que apoiem essa transição. Neste sentido, o tema “Comunicação para a transição” foi definido como tema do ano de 2024 da Aberje – Associação Brasileira de Comunicação Empresarial.

Todo ano, a Associação organiza suas atividades de forma transversal a partir de um tema geral, definido no final de cada ano. Em 2023, por exemplo, o tema foi “Conexões que transformam: A força da rede no crescente mercado da Comunicação Empresarial”. A temática é definida por meio de reuniões com a governança da Aberje, os membros dos Conselhos Deliberativo e Consultivo da entidade.

Abaixo, na íntegra, a justificativa da Aberje para a escolha do tema.

 

O planeta precisa de mudanças urgentes e todos os sinais apontam para uma era de transição – energética, econômica, cultural e social. Neste sentido, a Comunicação Corporativa possui um papel primordial para estabelecer pontes que apoiem essa transição, assegurando o entendimento de todas as partes, expandindo o alcance das novas ideias e potencializando os papéis que podem ser desempenhados pelo setor empresarial.

No entanto, é preciso garantir que a comunicação desse movimento seja feita a partir de balizas éticas, plurais, inovadoras e humanísticas. E que os objetivos estejam cada vez mais focados nos eixos da tríade ESG: combate às mudanças climáticas; investimentos para a inclusão e o desenvolvimento social; e reforço das estruturas de governança – das organizações e da própria Comunicação.

Na agenda de transição, as empresas e instituições devem ter ambições maiores e liderar a mudança real em seus setores. E para isso, a Comunicação Corporativa deve servir como um verdadeiro meio de transição, indo além das tradicionais campanhas e posicionamentos, mas modificando, engajado e assumindo a sua responsabilidade como agente transformador.