Divulgação
Daniela Rios é a primeira mulher à presidir o SIPATESP desde a sua criação, em 1941
O Sindicato da Indústria de Perfumaria e Artigos de Toucador no Estado de São Paulo (SIPATESP), conta com uma nova Presidente desde dezembro de 2023 até 2027. Daniela Rios, atual Diretora de Relações Governamentais e Políticas Públicas da Procter & Gamble e com passagens pelas empresas Avon e Schincariol, assumiu o posto, tornando-se a primeira mulher a liderar o SIPATESP e uma das poucas a liderar um dos 131 sindicatos patronais vinculados à Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP).
Daniela, que também é Conselheira da ABIHPEC – Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos desde 2015 e atual Vice-Presidente do Conselho Deliberativo da entidade, acumula experiência em entidades associativas, ocupando posições de destaque em comitês de Relações Governamentais na Associação Brasileira de Anunciantes (ABA) e na Câmara Americana de Comércio (AMCHAM).
Com uma carreira de cerca de 15 anos permeada por muita dedicação aos pleitos do setor de HPPC como um todo, a executiva é conhecida por seu engajamento à causa da dignidade menstrual e acredita que iniciativas relacionadas à Educação são as mais efetivas para promover transformação na sociedade.
No ano passado, foi reconhecida pelo Anuário ORIGEM LATAM 2023 como uma das profissionais mais admiradas do ano. A nomeação para o SIPATESP destaca não apenas o valor de sua dedicação ao setor, mas também a importância crescente das mulheres em cargos de liderança no cenário empresarial.
Ao assumir a presidência do SIPATESP, Daniela Rios sucedeu a Sergio Pompilio, que ocupava o posto desde 2015. O executivo é, atualmente, Vice-Presidente de Assuntos Governamentais e Políticas Públicas para América Latina da Johnson & Johnson e, ao longo de sua trajetória dentro do setor de HPPC, contribuiu efetivamente para a evolução da agenda setorial do sindicato.
Além da sua atuação nesses oito meses de SIPATESP, Pompilio também teve destaque na presidência da ABIHPEC, da qual foi eleito o primeiro Presidente do Conselho Deliberativo da entidade entre 2015 e 2017. Nesse período, liderou a implementação do novo modelo de governança da associação, levando-a à modernização dos seus estatutos, processos e modelo de compliance.