Logo Logo Logo Logo Logo

Chegou a hora do descanso

Jeffrey Sharlach (foto), fundador da JeffreyGroup, deixa o cargo de Chairman do grupo após mais de 30 anos no comando da empresa, transmitindo a liderança da agência a Brian Burlingame

Divulgação

Jeffrey Sharlach, fundador da JeffreyGroup, deixa o cargo de Chairman do grupo após mais de 30 anos no comando da empresa

Jeffrey Sharlach, fundador da JeffreyGroup, anunciou sua aposentadoria a partir de março de 2024. O executivo atuava como chairman do JeffreyGroup desde 2015, quando deixou o cargo de CEO, preenchido por Brian Burlingame, que segue no comando da rede de agências.

Durante sua carreira de mais de 47 anos no segmento de relações públicas, ele ocupou cargos de liderança na Carl Byoir & Associates, hoje parte da Hill & Knowlton; Burson-Marsteller, agora BCW; e Saatchi & Saatchi na cidade de Nova York, antes de lançar a JeffreyGroup em Miami no ano de 1993.

Na época, a maioria das agências de Miami concentravam-se no turismo e no setor imobiliário locais, mas trabalhava exclusivamente em programas internacionais na Saatchi & Saatchi e percebeu que muitas empresas multinacionais olhavam para o sul da Flórida como uma base regional para toda a América Latina. Quando a administração da Saatchi decidiu não dar seguimento à sua proposta de abrir uma operação focada na região a partir de Miami, Sharlach deixou o emprego e mudou-se para a Flórida para lançar sua própria consultoria.

Hoje, a JeffreyGroup é uma agência líder na região, com centenas de funcionários em seis escritórios próprios que atendem grandes marcas globais, incluindo Airbus, Amazon, American Airlines, Bayer, Disney, Marriott, Mastercard e Salesforce. “Foi a típica história de estar no lugar certo na hora certa”, afirma Sharlach. “Não tenho certeza se na época fui corajoso ou louco em pensar que poderia começar um negócio na América Latina sem falar espanhol ou português.”

Em pouco tempo, a JeffreyGroup tornou-se uma empresa conhecida por seus programas premiados e pela capacidade de atender vários mercados a partir de Miami, com uma abordagem regional estratégica. A agência abriu seu primeiro escritório fora dos EUA em Buenos Aires (1996), seguido pela Cidade do México (1997) e São Paulo (1998).

Os enormes avanços na tecnologia desde que comecei no meu primeiro emprego em agência, em 1997, fizeram dos dias atuais uma época empolgante para estar no negócio de comunicações”, disse Sharlach. “E especialmente para observar a evolução da JeffreyGroup nas últimas três décadas.”

Inicialmente, tratava-se de relações com a mídia e o foco estava na execução, já que os clientes valorizavam muito a capacidade de distribuir rapidamente as notícias por toda a América Latina”, lembrou Sharlach. Agora, a maior procura é por planejamento estratégico e engajamento com stakeholders, especialmente em áreas de impacto social e relações governamentais, bem como apoio a comunicações de marketing criativas. “Com o tempo, ficamos muito mais focados no pensamento do que nas táticas.”

Em 2022, a JeffreyGroup foi adquirida pelo WPP e passou a fazer parte do grupo Hill & Knowlton (H&K). Naquela época, Burlingame tornou-se CEO da H&K na América Latina, mantendo também sua função de CEO regional na JeffreyGroup. “Este ano parece o momento perfeito para me aposentar da JeffreyGroup”, disse Sharlach. “Fizemos uma transição bem-sucedida de uma companhia privada, orgulhosamente passando a fazer parte do WPP e da H&K, oferecendo aos nossos clientes acesso a uma gama crescente de recursos de classe mundial, especialmente em inteligência de dados, e fornecendo planos de carreira interessantes para nossa equipe, além de serviços adicionais.”

Sharlach voltou para a cidade de Nova York em 2006, quando a JeffreyGroup abriu um escritório lá. Ele leciona no programa de MBA da Stern School of Business da NYU desde 2007 e continuará no corpo docente do Departamento de Comunicação da instituição, além de dedicar tempo a diversas atividades de caridade em Nova York.