O mercado de criação de conteúdos digitais está à todo vapor. E o público, cada vez mais exigente com a qualidade e autenticidade de vídeos, lives e transmissões que consome. Nessa disputa pela atenção da comunidade, relevância é sinônimo de valor.
Uma pesquisa do Google comprova essa tendência ao revelar que 87% dos usuários consideram um bom conteúdo como pessoal e relevante. O estudo também mostra que 94% das pessoas relacionam um bom conteúdo a contar uma boa história, ou seja, o formato e o carisma podem determinar o sucesso do conteúdo. Antes disso tudo, vem o planejamento e a preparação, que são reconhecidos por 92% como indispensáveis para uma boa produção.
É nesse contexto que a primeira pergunta que deve ser feita é: o que é um bom conteúdo? A resposta pode ser encontrada, em parte, no próprio levantamento do Google, que aponta características percebidas como definições de boa qualidade. As mais destacadas na Creator Economy atualmente são as seguintes:
Relevância
Está mais do que claro que o creator não é o único protagonista do seu trabalho; o público está nessa posição ao lado dele. Ou seja, um bom conteúdo deve atender às necessidades e interesses da comunidade em que o criador está inserido, falando com sua audiência e entregando algo que, de fato, agregue valor.
As pessoas que chegam ao seu canal para consumir suas produções precisam ter curiosidade em ver o que está sendo oferecido para elas, de uma forma legítima. Sem isso, cedo ou tarde os seguidores acabam percebendo que aqueles conteúdos não têm uma relevância significativa para a vida deles e acabam procurando outros que tenham.
Originalidade
O fato do mercado estar aquecido é ótimo para gerar mais oportunidades e visibilidade ao setor, mas junto disso a competitividade também aumenta. Então, o “mais do mesmo” já não funciona mais; é preciso encontrar um caminho próprio para cativar o público com originalidade.
Criar algo novo e inédito, oferecendo uma perspectiva única sobre um determinado assunto, é uma lógica que precisa se firmar na mente dos creators. Dessa maneira, a intenção de produzir um bom conteúdo já aparece desde o nascimento da ideia, com a sua proposta de valor.
Credibilidade
Dar opiniões vazias e falar alto não é sinônimo de bons conteúdos. Independentemente do tema que o creator vá abordar, seja um assunto mais leve ou complexo, ou da abordagem do criador, seja mais informal ou formal, é extremamente importante trazer embasamento para o seu discurso, citando fontes confiáveis e informações precisas.
Ninguém gosta de gastar tempo com papo furado sem nenhuma credibilidade.
Retenção
Sem dúvidas, esse é um dos desafios mais centrais da produção de conteúdo. Reter o público significa cativar, informar e entreter de forma consistente e autêntica. Não é apenas explorando a trend do momento nas redes sociais que o creator vai solidificar a sua base de seguidores. A trend funciona naquele momento, mas não é uma estratégia sustentável.
Mais uma vez, é preciso olhar com muita atenção para as preferências da sua comunidade. Caso contrário, o engajamento não se sustenta só com o “hype” - que, inclusive, merece uma explicação à parte.
Clareza sobre o ‘hype’
Quando algo está em alta significa que está recebendo uma quantidade expressiva de atenção e interesse por parte do público. É o famoso “hype”, a onda do momento, que está longe de ser um vilão e realmente pode ser usado para construir um bom conteúdo.
No entanto, isso só acontece se o creator considerar todos os tópicos anteriores. Entrar em uma trend só para acompanhar o que os demais criadores estão produzindo não compõe necessariamente um conteúdo de valor.
Já deu para entender que o bom conteúdo é essencial para que os creators produzam de forma eficiente, certo? Trazendo essas características para um planejamento inteligente de produção, com boas pesquisas, roteiros e até colaborações com outros criadores, é 100% possível que o criador consiga destacar as suas produções em meio a tantas outras.
Assim como em qualquer área, a qualidade é o verdadeiro diferencial da Creator Economy e quem tiver esse raciocínio como base verá a sua carreira no setor decolar com mais rapidez e, principalmente, solidez.
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