Logo Logo Logo Logo Logo

Ciclo encerrado

Após quatro anos à frente da FCB Brasil como CEO e CCO, Ricardo John (foto) se prepara para deixar a agência do Grupo IPG em fevereiro, do qual também é integrante do Creative Committee Global. Esta é a segunda passagem do profissional pela empresa, uma vez que, entre 2006 e 2011, atuou como Diretor Executivo de Criação

Divulgação

Ricardo John deixa o comando da FCB Brasil após quatro anos atuando como CEO e CCO

À frente da operação da FCB Brasil desde setembro de 2019, Ricardo John se prepara para deixar os cargos de CEO e CCO na agência em fevereiro de 2024. O executivo também é membro do Creative Committee Global da rede de agências do Grupo IPG.

Ao longo dos quatro anos vividos na FCB Brasil, John sempre trabalhou por um mercado de trabalho mais inclusivo e equânime. O profissional encabeçou o projeto “Futurelab”, para a formação de novos líderes negros, em um programa de mentoria elaborado junto à EmpregueAfro, além de ter empoderado ainda mais o Comitê de Diversidade da agência, que conta com diversas iniciativas, como o programa de contratação às cegas, “FCBrains”.

Esta é a segunda passagem de John pela empresa. Entre 2006 e 2011, o executivo atuou como Diretor Executivo de Criação.

Com mais de 20 anos de trajetória no mercado publicitário, Ricardo John começou sua carreira nos anos 2000, aos 21 anos, na Ogilvy, como estagiário, e três meses depois, foi contratado como Redator. Posteriormente, migrou para a Talent Marcel, onde incorporou definitivamente dados e insights gerados pelas equipes de Business Intelligence e Planejamento à sua abordagem criativa. Na sequência, em 2011, ingressou na J. Walter Thompson, como Diretor Executivo de Criação, vindo a se tornar CCO no ano seguinte. Em 2018, assumiu como CEO da agência, posto que ocupou até 2019, quando o WPP realizou a fusão da operação com a Wunderman e nomeou Pedro Reiss para o comando da recém-criada Wunderman Thompson.  

Profissional reconhecido no mercado, John acumula diversos prêmios globais e nacionais. São mais de 40 Leões no Cannes Creativity Festival; 24 One Show Pencils; seis PD&AD Pencils; 12 Effies; além do Facebook Awards Global Grand Prix. Ele também já foi indicado duas vezes ao Prêmio Caboré.