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Segundo fontes consultadas pelo portal Ad Age, a GM está em busca de contenção de custos e, para isso, estaria considerando a possibilidade de internalizar boa parte de seus serviços de comunicação
Há seis meses com sua área de Marketing sob a nova gestão do CMO e Vice-Presidente Sênior Global, Norman de Greve, a General Motors (GM) está atualmente reavaliando as suas agências de publicidade. As informações são do portal de notícias Ad Age.Segundo fontes consultadas pelo portal, a GM busca racionalizar os custos e, para isso, estaria considerando a possibilidade, inclusive, de internalizar parte de seus serviços de comunicação.
Possíveis concorrências
Ainda que não oficializado, é provável que a GM dê início a um processo de concorrência para seu negócio de Customer Relationship (CRM). A MediaLink teria sido convidada pela marca, enquanto a consultoria de marketing SnapPoint teria sido chamada para avaliar as agências criativas que atualmente atendem a GM.
A informação de que a GM está em processo de avaliação de suas agências foi confirmada por um porta-voz da companhia, porém, sem maiores detalhes. Segundo a fonte, o primeiro objetivo desse movimento consiste em modernizar a abordagem de marketing da empresa, bem como o modo com que se conectam aos consumidores. Segundo ela, os negócios de marketing local e regional não estão inclusas nessa avaliação.
Atualmente, Commonwealth/McCann e Leo Burnett Tailor Made trabalham, respectivamente, para Chevrolet e Cadillac. A verba de Mídia da companhia se concentra nas mãos da Carat, da Dentsu, enquanto as entregas de CRM são feitas por diversas agências, inclusive a MRM, que, assim como a McCann, faz parte do Grupo Interpublic.
A GM é o 11º maior anunciante dos Estados Unidos. Em 2022, investiu US$ 3,24 bilhões em publicidade – 20% a mais do que em 2021, de acordo com dados do Ad Age Datacenter. Em âmbito global, a montadora é o 24º maior anunciante, tendo destinado US$ 4 bilhões em 2022, o que configurou um aumento de 21% em relação ao ano anterior.