Logo Logo Logo Logo Logo

Um acordo cheio de energia

Gerdau e Newave Energia assinam protocolo de instalação de megausina solar de Arinos junto aos governos Federal e de Minas Gerais. A cerimônia de lançamento foi realizada no último dia 8 de fevereiro, em Belo Horizonte, e contou com a presença do Governador de Minas Gerais, Romeu Zema; do Prefeito de Arinos, Marcílio Almeida; do CEO da Gerdau, Gustavo Werneck; e do Diretor da Newave Energia, Claudio Ferreira

Divulgação

A Gerdau já possui uma das menores médias globais de emissão de gases do efeito estufa, sendo menor que a média mundial do setor de Aço, e o Parque Solar Arinos contribuirá com o nosso compromisso de reduzir ainda mais nossas emissões de GEE", ressalta Gustavo Werneck, CEO da Gerdau

Avançando em seu compromisso de ampliar a geração de energia limpa e renovável em suas operações no Brasil, a Gerdau e a Newave Energia realizaram, no último dia 8 de fevereiro, a assinatura do protocolo de instalação do Parque Solar Arinos, localizado em Arinos (MG), em cerimônia ocorrida na capital mineira. O evento contou com a presença do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva; do Ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira; do Governador de Minas Gerais, Romeu Zema; do Prefeito de Arinos, Marcílio Almeida; do CEO da Gerdau, Gustavo Werneck; e do Diretor da Newave Energia, Claudio Ferreira.

O Parque Solar Arinos é um dos projetos incluídos na lista de investimentos do “Programa de Aceleração de Crescimento (PAC)” anunciados pelo Governo Federal para o Estado de Minas Gerais.

A megausina solar é uma iniciativa da Newave Energia, plataforma de energias renováveis na qual a Gerdau detém 33,33% de participação por meio de sua divisão de novos negócios, “Gerdau Next”. Com investimento total estimado na ordem de R$ 1,5 bilhão, a previsão é de que o empreendimento deva estar concluído no final de 2024 e criar aproximadamente 4 mil empregos diretos e indiretos, que contribuirão para a renda e o desenvolvimento local pelas próximas décadas.

O parque solar tem capacidade instalada de geração para atingir 420 MWp e incluirá subestação de energia. A capacidade fotovoltaica instalada na planta é o equivalente a 7% do consumo de energia anual da Gerdau no Brasil, tomando como base a produção de 2022, e prevê redução estimada de até 22.000t CO² ao ano.

Para Gustavo Werneck, CEO da Gerdau, este é um passo importante para a companhia em sua busca por maior competitividade e sustentabilidade de suas operações. “A Gerdau já possui uma das menores médias globais de emissão de gases do efeito estufa, sendo menor que a média mundial do setor de Aço, e o Parque Solar Arinos contribuirá com o nosso compromisso de reduzir ainda mais nossas emissões de GEE. Além disso, reforço que o aço com baixa emissão de carbono é um componente essencial para a descarbonização do planeta, uma vez que ele é fundamental para o desenvolvimento de infraestrutura sustentável e tecnologias de energia renovável”, destaca.

Assim que o Parque Solar Arinos estiver em funcionamento, 30% do volume de energia renovável produzida no empreendimento será destinado à produção de aço Gerdau no País. O volume de energia corresponde a 34 MWm, o equivalente ao consumo de uma usina com capacidade de 400 mil toneladas anuais.