Logo Logo Logo Logo Logo

O adeus a Abílio Diniz

Morreu em São Paulo, a na noite deste domingo, 18, aos 87 anos, o empresário Abílio Diniz (foto), empresário brasileiro responsável, entre outras coisas, pela fundação do Grupo Pão de Açúcar

Divulgação

O sepultamento acontecerá hoje (19), em São Paulo. O velório deve começar às 11h, no salão nobre do estádio do Morumbi e será aberto ao público. Já enterro será reservado apenas aos familiares.

Morreu em São Paulo, a na noite deste domingo, 18, aos 87 anos, o empresário Abílio Diniz. A causa da morte foi insuficiência respiratória em função de uma pneumonite. A informação foi divulgada inicialmente pelo Globo e confirmada pelo Terra. Um dos mais influentes empresários do Brasil, Abilio Diniz, estava internado na Unidade de Terapia Intensiva do hospital Albert Einstein, na capital paulista, em função de uma pneumonia. 

É com extremo pesar que a família Diniz informa o falecimento de Abilio Diniz aos 87 anos neste domingo, 18 de fevereiro de 2024, vítima de insuficiência respiratória em função de uma pneumonite. O empresário deixa cinco filhos, esposa, netos e bisnetos, e irá ao encontro do seu filho João Paulo, falecido em 2022. Desde já, a família agradece a todas as mensagens de apoio e carinho”, diz o comunicado.

Ao lado do pai, Diniz construiu o Grupo Pão de Açúcar (GPA) e comandou uma das maiores companhias de alimento do mundo. Em 1971, o empresário inaugurou o Jumbo, primeiro hipermercado do Brasil. Cinco anos depois, com empréstimo do BNDES, comprou a Eletroradiobraz, e seguiu comprando, crescendo e inovando.

Diniz também foi o primeiro a criar supermercado em shopping e a abrir suas lojas 24 horas. Foi um dos fundadores da associação brasileira de supermercados e foi um dos pioneiros na criação de programas de trainees do Brasil, uma maneira de recrutar e treinar talentos nos negócios.

Diniz tem uma ampla carreira a frente de grandes instituições. O empresário atuou como Presidente do Conselho de Administração da BRF e Península Participações. Antes de Antes de falecer, ele ocupava o cargo de vice-presidente do conselho administrativo do Carrefour no Brasil, sócio majoritário das Casas Bahia.

O sepultamento acontecerá hoje (19), em São Paulo. O velório deve começar às 11h, no salão nobre do estádio do Morumbi e será aberto ao público. Já enterro será reservado apenas aos familiares.