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Para Juliana Canellas, Diretora de Qualidade e Performance de Produto do Grupo Boticário, o laboratório é uma iniciativa voltada não apenas para a inovação, mas para contribuir positivamente com a sociedade, elevando a experiência da beleza a um nível mais profundo e significativo
O Grupo Boticário inaugurou recentemente o seu primeiro laboratório de neurociência no Brasil, que atuará na decodificação das respostas neurais associadas à experiência sensorial da beleza. Batizada de “NeurolabGB”, a iniciativa é um marco no setor e reforça o compromisso da companhia em ir além dos limites convencionais, mantendo sempre a centralidade no consumidor, de modo a atender seus desejos e necessidades proporcionando as melhores emoções associadas a itens de qualidade.
O NeurolabGB foi inaugurado no final de 2023 no Centro de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Boticário, em São José dos Pinhais, e conta com diversos equipamentos de neurociência, unindo tecnologia de ponta e atuação de especialistas na busca por compreender a complexa percepção da mente humana. Além disso, o espaço potencializa a atuação do time de Ciência do Consumidor, vinculada à Diretoria de Qualidade, Excelência e Cuidado, que passa a utilizar novas tecnologias no desenvolvimento de produtos e experiências que vão além das expectativas tradicionais, mantendo o Grupo Boticário na vanguarda do setor.
A ação se soma à estratégia do Grupo Boticário em desenvolver produtos inovadores com o apoio da neurociência, como “Malbec X”, “Linda Felicidade”, a embalagem de “Vult Cabelos”, “Aroma&Terapia”, “Cuide-se bem Boa Noite”, entre outros. Para ampliar sua capacidade de análise, a empresa investiu na aquisição de maquinários de última geração, o que proporcionará mais competitividade e eficiência para a indústria, beneficiando o próprio consumidor. Além disso, toda a identidade visual do laboratório foi construída através de técnicas de neurociência.
Para Juliana Canellas, Diretora de Qualidade e Performance de Produto do Grupo Boticário, o laboratório é uma iniciativa voltada não apenas para a inovação, mas para contribuir positivamente com a sociedade, elevando a experiência da beleza a um nível mais profundo e significativo. “Há mais de 40 anos o Grupo Boticário tem em seus consumidores o centro de seu modelo de negócio e busca propiciar sempre as melhores experiências e emoções. Entendemos que a neurociência desempenha um papel fundamental e poderá nos auxiliar na compreensão do que é considerado relevante para nosso público. Por isso entendemos que com as respostas cerebrais a estímulos visuais, táteis e olfativos, podemos personalizar produtos e serviços que não apenas atendem aos desejos, mas também promovem o bem-estar emocional”, conta.
Desvendando os mistérios do funcionamento do cérebro humano
Dentro do laboratório de neurociência serão realizados estudos sobre os diferentes tipos de percepção sensorial ou de emoções, inclusive sobre a ótica de grupos minorizados. Existem várias técnicas diferentes de neurociência, que possibilitam ao time de trabalho diferentes abordagens. Como exemplo, há um equipamento capaz de monitorar estímulos e a ocorrência de impulsos elétricos cerebrais, batimentos cardíacos, foco do olhar, dilatação da pupila, entre muitos outros.
Juliana ainda explica que o mérito da ciência aplicada à beleza está na capacidade de aprofundar a compreensão dos processos biológicos, sensoriais e psicológicos envolvidos na experiência dos consumidores. “Ao integrar princípios científicos, como os derivados da neurociência na indústria da Beleza, é possível desenvolver produtos e práticas mais eficazes e personalizadas. E isso não apenas impulsiona a inovação na criação de formulações mais assertivas, mas também permite uma abordagem mais holística, considerando a diversidade genética, as necessidades individuais e as tendências culturais, impulsionando assim a valorização da diversidade”, conclui.
Além disso, a ciência aplicada à beleza contribui para o desenvolvimento de produtos sustentáveis, seguros e éticos. Ao unir Beleza e Ciência, a indústria busca não apenas criar produtos esteticamente atraentes, mas também promover o bem-estar e a auto expressão positiva.