Divulgação / LinkedIn
Andrea Menezes é a primeira mulher a comandar a varejista Marisa em 76 anos
Desde o início de fevereiro, a presidência da Marisa, varejista brasileira de moda feminina, é ocupada por Andrea Menezes. A executiva assumiu o posto em substituição à João Pinheiro Nogueira Batista, que estava no cargo desde fevereiro do ano passado – após a renúncia de outros dois líderes – e, com isso, se tornou a primeira mulher responder pela presidência da companhia em 76 anos de história.
Tais movimentações ocorrem em meio a um processo de reestruturação de dívidas da empresa, e marca o início de um reposicionamento comercial. Em 2023, a varejista realizou pedidos de falência, uma vez que contabilizava dívidas de quase R$ 600 milhões e havia fechado mais de 80 lojas pelo País.
Antes de assumir como CEO da Marisa, Andrea Menezes atuava como membro independente do Conselho de Administração da companhia, além de ser Coordenadora do Comitê de Gestão de Pessoas, ESG e Controles Internos. Com quase três décadas de experiência no setor financeiro, a executiva esteve, nos últimos quatro anos, como Conselheira de Administração do Banco Fibra. Ela também acumula no currículo passagens por instituições como JPMorgan, Banco Cargill, Merrill Lynch e Lehman Brothers Brasil. Às suas experiências, somam-se especializações em Estratégia, ESG e Inovação.
Vale ressaltar que, em meio à essas mudanças promovidas pela Marisa, a varejista também anunciou que a executiva Roberta Ribeiro Leal será a nova Diretora de Relações com Investidores, acumulando a função com o seu atual cargo de CFO na empresa.