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O pacto da Aberje para 2024

Associação Brasileira de Comunicação Empresarial anuncia parceria com Pacto Global da ONU durante workshop para Comunicadores para COP30 realizado no último dia 20 de fevereiro, na sede da instituição. A Aberje também apresentou outras novidades para o mercado previstas em sua agenda para este ano, além de novos benefícios para sua rede e empresas associadas

Divulgação

“Não importa o setor de atividade, clima e meio ambiente são fatores que devem ser levados em conta no planejamento de comunicação. O mesmo vale para demografia, energia, transporte, tecnologia e geopolítica. Em todas essas dimensões, o que parecia sólido está em transição. A comunicação corporativa que não souber compreender esse fluxo será um risco não apenas de reputação, mas para os próprios negócios e seus clientes. A comunicação adaptada à transição construirá pontes estáveis, porém flexíveis, para levar de uma margem à outra”, analisou Hamilton Santos, Diretor-Executivo da Aberje, durante o evento da associação realizado no último dia 20 de fevereiro

A Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje) apresentou, no último dia 20 de fevereiro, em evento realizado na sede da associação, a sua programação para 2024 e anunciou novidades para o mercado, além de novos benefícios para a sua rede e empresas associadas. Na ocasião, especialistas renomados puderam discutir também sobre as principais tendências e o panorama econômico que afetam a Comunicação atualmente.

Na abertura do evento, o Diretor-Executivo da Aberje, Hamilton dos Santos, compartilhou a agenda da associação, que neste ano irá trabalhar suas atividades partindo do tema “Comunicação para a Transição”.

Não importa o setor de atividade, clima e meio ambiente são fatores que devem ser levados em conta no planejamento de comunicação. O mesmo vale para demografia, energia, transporte, tecnologia e geopolítica. Em todas essas dimensões, o que parecia sólido está em transição. A comunicação corporativa que não souber compreender esse fluxo será um risco não apenas de reputação, mas para os próprios negócios e seus clientes. A comunicação adaptada à transição construirá pontes estáveis, porém flexíveis, para levar de uma margem à outra”, analisou Hamilton.

O Diretor destacou os principais projetos da agenda da Aberje para 2024. Este ano, a associação formatou quatro comitês temáticos: Comunicação e Engajamento em ESG; Cultura de Dados e Mensuração de Resultados na Comunicação; Comunicação Interna, Cultura Organizacional e Marca Empregadora; e Gestão da Comunicação e Reputação Corporativa. Os quatro comitês irão iniciar suas atividades com os comunicadores em março.

A Escola Aberje de Comunicação, um dos principais focos da associação, realizará  várias atividades ao longo do ano, como a 2ª edição da Expedição Amazônia: Conhecer para Comunicar”, uma parceria com a Academia Amazônia Ensina, que levará para a região amazônica uma comitiva de comunicadores atuantes nas áreas de Comunicação Corporativa e Sustentabilidade. A jornada acontecerá de 27 de julho a 4 de agosto. Outra novidade da Escola Aberje é o “Mestrado Profissional em Comunicação Digital e Cultura de Dados”, um projeto especial da associação em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV) e a Fundação Itaú, direcionado para profissionais de institutos e fundações. Em maio, a escola inicia a segunda turma do “MBA Gestão da Comunicação”, realizado em parceria com a FGV.

Visando preparar os comunicadores e suas empresas para a COP 30, que será realizada em Belém do Pará em 2025, a Aberje, em parceria com a frente de Ação para Comunicar e Engajar (PACE) do Pacto Global da ONU, lançará em junho o “Programa Preparatório de Comunicadores para a COP30”. O programa deverá entrar na grade das duas entidades em breve.

A 8ª edição do “Aberje Trends”, considerado o principal evento sobre tendências em Comunicação Corporativa, acontecerá no dia 25 de junho, no Instituto Tomie Ohtake, em São Paulo, e reunirá profissionais e especialistas para discutir temas relevantes, como Fake News, Inteligência Artificial, Panoramas Setoriais, Comunicação e Planejamento nos Negócios, entre outros. Em setembro, a 5ª edição do “Fórum de Comunicação Corporativa Aberje/Valor Econômico” será realizada de forma presencial pela primeira vez.

Neste ano, o já consagrado Prêmio Aberje, que reconhece e premia empresas e comunicadores por seus cases e projetos inovadores, chega à sua 50ª edição. A festa, programada para acontecer em dezembro, está sendo preparada para trazer novidades e celebrar essa marca especial da maior premiação da Comunicação Corporativa no Brasil.

Em relação à publicações, a Editora Aberje dá sequência à confecção de livros setoriais, focados na comunicação específica de importantes setores da economia, inaugurado com o “Guia de Comunicação para o Agronegócio”, de Nicholas Vital. A editora lançará também, ao longo do ano, o “Guia de Comunicação para o Mercado Financeiro” e o “Guia de Comunicação para a Governança Corporativa”, além do livro “Reconhecimento que Gera Valor – Prêmio Aberje 2023”.

Também estão previstos importantes pesquisas e estudos para o ano, como a 3ª edição consecutiva do “Orçamento do Mercado de Comunicação 2024”; a pesquisa “Tendências da Comunicação”; o estudo sobre “Salários e Benefícios” do setor; além de pesquisas específicas sobre a “Comunicação nos Setores: Financeiro, Energia, Farmacêutico e Esportes”.

A fim de aprofundar cada vez mais os vínculos com profissionais e empresas, o Núcleo de Pesquisas da Aberje está organizando o lançamento de pesquisas sobre novos benefícios para as empresas associadas e para a rede. O primeiro deles é a “Central Aberje de Contingência”, um serviço que prestará apoio e acolhimento aos profissionais de Comunicação de organizações associadas em situações de crise. O segundo, é a formatação de serviço de “Mentoria e Coaching” para profissionais sêniores que estejam em transição de carreira.

Estes novos benefícios são formalizações, em projetos estruturados, de questões que os profissionais nos trazem diariamente. Entendemos o recado e queremos que o associado e a associada saibam que podem encontrar na Aberje, e principalmente em sua rede, as soluções que precisam para influenciarem positivamente nos negócios onde atuam”, explicou Paulo Nassar, Diretor-Presidente da Aberje.

 

Tendências econômicas e sociais para a área de comunicação

Durante o workshop, também foi realizado um debate a partir do tema: “Quais as principais tendências de investimento das áreas de comunicação para 2024?”. O Professor-Doutor do programa de pós-graduação em Economia Política na PUC-SP, Antonio Corrêa de Lacerda, traçou um cenário interessante da realidade atual e das perspectivas econômicas salientando que existem ‘n’ oportunidades, tanto para  empresas e consultorias, quanto para os profissionais de Comunicação diante do cenário de crescimento econômico do País. “Profissionais e empresas que souberem se adequar diante desse período de transição, para fazer frente aos grandes desafios. O maior deles é o timing, pois a recuperação é muito rápida e é preciso oferecer soluções sustentáveis a custos competitivos”, frisou.

Para o sociólogo Marco Ruediger, Diretor na  Escola de Comunicação, Mídia e Informação da Fundação Getúlio Vargas (FGV/ECMI), a economia se fundamenta numa expectativa básica de confiança, produto essencialmente das relações sociais. “A Comunicação é um vetor de transformação de toda dinâmica social e da construção da verdade. Penso que as informações das redes sociais mobilizam reações emocionais, e não racionais, e a verdade é quase impossível de identificar, pois existe uma avalanche brutal de desinformação”. 

Por fim, o jornalista Felipe Seligman, cofundador e co-CEO do Jota, defendeu o aprofundamento do debate de tantas questões ligadas a esse período de transição. “O desafio da Comunicação está só começando. Com muitas oportunidades, mas com muitos riscos, a comunicação em rede praticamente destruiu a indústria da Comunicação, o papel do profissional de Comunicação agora é completamente diferente. Outro desafio é como se manter informado diante de tanta desinformação sobre esses temas; como é possível entender o que é importante para que seja possível se posicionar. Outro desafio é educar a sociedade sobre a importância disso, pois as pessoas estão dentro de suas bolhas e vão criando as suas narrativas”, avaliou.