Logo Logo Logo Logo Logo

As melhores para se trabalhar

Segunda edição da pesquisa “Best PR Agency To Work For Brasil”, realizada pela consultoria de marketing Scopen no segundo semestre de 2023, aponta que Edelman, InPress e Ideal são as melhores e mais atrativas agências para se trabalhar, alcançando, respectivamente, as três primeiras posições no ranking. Para a pesquisa, foram ouvidos mais de 150 profissionais de Relações Públicas

Divulgação

Segunda edição do "Best PR Agency To Work For Brasil 2023", da consultoria de marketing Scopen, apontou as agências Edelman, InPress Porter Novelli e Ideal como as melhores para se trabalhar

Realizada durante o segundo semestre de 2023, pela consultoria de marketing Scopen, a segunda edição do “Best PR Agency To Work For Brasil” apontou que as agências Edelman, InPress Porter Novelli e Ideal foram consideradas as melhores e mais atrativas para se trabalhar, uma vez que alcançaram, respectivamente, as três primeiras posições no ranking. Para a pesquisa, foram ouvidos 153 profissionais que trabalham em agências do segmento de Relações Públicas.

Do levantamento anterior para o de 2023, houve uma inversão do primeiro para o segundo lugar, já que, em 2021, a Edelman ficou na segunda posição, enquanto a InPress figurou em primeiro.

Além delas, FSB Comunicação, BCW e CDN Comunicação alcançaram, pela ordem, o quarto, sexto e oitavo lugares, respectivamente – em 2021, ocuparam o terceiro, quinto e sétimo lugares, respectivamente. Entre as agências que subiram de posição estão a JeffreyGroup, em sétimo; Giusti Creative PR, em oitavo; e Ketchum, Loures Consultoria e RPMA Comunicação, empatadas em décimo. SOKO e Máquina, por sua vez, se mantiveram nas mesmas posições de 2021 – quinta e décima, respectivamente.

Em 2023, o número de profissionais entrevistados foi 25% maior do que a edição de 2021. Foram consultados profissionais de 28 agências – a maioria (85%) de São Paulo. Além disso, 67% da amostra é composta por mulheres e 33% por homens, que possuem, em média, 43 anos. O estudo também classificou os entrevistados de acordo com os cargos: Diretores de Área (36%); Diretores de Conta (33%); Diretores Gerais (12%); CEO ou Sócios (9%); Vice-Presidentes de Área (6%); Diretor Geral (3%); e, por fim, menos de 1% trabalha em outras áreas das agências.

 

As marcas ideias para profissionais de RP

Além das melhores agências para se trabalhar, a pesquisa também apontou quais seriam as marcas mais idealizadas para se trabalhar como profissional de Relações Públicas. Natura, Itaú, Google e Coca-Cola estão no top 3, seguidas por Ambev, Netflix, Nike, Apple, Nestlé, Microsoft, Unilever, Nubank e Pfizer.

 

Como reter talentos?

Quando perguntados sobre quais fatores-chave justificariam a mudança de agências, a resposta espontânea mais recorrente por parte dos entrevistados foi salário e condições econômicas, com 52,9%. Se comparada com 2021, a questão salarial aumentou em 12,5%, o que evidencia a preocupação dos profissionais com o assunto. Além disso, foram considerados também quesitos como projeção de carreira (48%); projetos e desafios (18%); flexibilidade de horários (16%); aprendizados e cursos (14%); conciliação entre trabalho e família (10%); companheirismo (10%); e organização do trabalho (6,5%). 

Com relação aos elementos qualitativos no ambiente laboral, os entrevistados priorizam o respeito, a responsabilidade e a credibilidade como os pontos mais importantes. Já entre as variáveis quantitativas, foram destacados a flexibilidade de trabalho, por meio da conciliação entre trabalho presencial e home office (41,8%); elementos contratuais (23,5%); benefícios (11,8%); processos (6,5%); localização (5,2%); e espaço físico (2,6%).