Divulgação
“A implementação de agroindústrias é uma estratégia para agregar mais valor e qualidade aos produtos fornecidos pelas comunidades e assim, como consequência, gerar mais renda a cada uma das famílias, impulsionando a produção local e fortalecendo as relações de parceria”, destaca Josie Romero, Vice-Presidente de Operações e Logística da Natura &Co América Latina
A Natura acaba de inaugurar a sua nova agroindústria de óleo essencial em parceria com a comunidade Campo Limpo, localizada na cidade de Santo Antônio do Tauá, no estado do Pará. Até então, a extração do insumo era realizada por meio de terceiros.
A iniciativa foi viabilizada por meio da união com a Associação de Produtores e Produtoras Rurais da Comunidade de Campo Limpo (Aprocamp) – que já possui 21 anos – bem como por meio de aportes destinados principalmente à aquisição de equipamentos para extração e processamento dos óleos. A Aprocamp fornece à Natura a matéria-prima de plantas como pataqueira, estoraque, priprioca e capitiu.
A instalação da agroindústria é parte da agenda de ações voltadas ao compromisso socioambiental da gigante brasileira de cosméticos e visa promover a verticalização da produção, contribuindo, assim, para uma Amazônia ainda mais sustentável.
Com essa nova agroindústria da Natura, a comunidade terá maior autonomia na fase de produção. Com isso, espera-se um aumento significativo no valor agregado do produto comercializado, com 60% a mais de renda bruta para a associação a partir da venda dos óleos. Além disso, a produção gera oportunidades para o desenvolvimento de outros produtos, como velas e essências aromáticas, óleos fixos, entre outros.
Outro ponto positivo é a geração de mais empregos para a comunidade, uma vez que o número de trabalhadores da Aprocamp passará de 75 para 100 pessoas – entre eles, jovens capacitados para operar os equipamentos utilizados, como destiladores e caldeiras.
“A implementação de agroindústrias é uma estratégia para agregar mais valor e qualidade aos produtos fornecidos pelas comunidades e assim, como consequência, gerar mais renda a cada uma das famílias, impulsionando a produção local e fortalecendo as relações de parceria”, destaca Josie Romero, Vice-Presidente de Operações e Logística da Natura &Co América Latina. “A inauguração desta agroindústria representa não apenas um avanço na nossa cadeia produtiva, mas também um compromisso com o desenvolvimento sustentável e a valorização das comunidades fornecedoras. A parceria de 21 anos com a Aprocamp é um exemplo de como a marca busca fortalecer as relações, promovendo a verticalização da produção e contribuindo para a sustentabilidade da Amazônia”, complementa.