Divulgação
Alejandro Romero (esq.), sócio e CEO Global da LLYC e Jeff Lambert, fundador e CEO da Lambert Global durante assinatura da aquisição
A LLYC, empresa global de marketing e assuntos corporativos, está consolidando seu crescimento nos Estados Unidos com a aquisição da Lambert Global, empresa de comunicações estratégicas especializada em relações públicas, relações com investidores e marketing integrado.
Fundada em 1998, a Lambert Global foi pioneira no modelo de agência de relações públicas e institucionais integradas e tem desfrutado de 25 anos de crescimento ininterrupto. Sua aquisição é a maior da história da LLYC e se alinha ao seu plano estratégico de expandir presença nos Estados Unidos e se posicionar como um importante participante no maior mercado do mundo. A transação triplicará o tamanho da empresa no país, que se tornará o segundo maior mercado da LLYC, depois da Espanha.
Espera-se que, com a aquisição, sejam geradas receitas de US$ 35,1 milhões, EBITDA de US$ 9,7 milhões e uma presença maior nos Estados Unidos para a LLYC USA. A operação contará com uma equipe de quase 130 profissionais em todo o país para oferecer uma oferta de produtos e serviços baseada em criatividade, influência e inovação que aprimora e protege o valor dos negócios de seus clientes transformando cada dia em uma oportunidade de crescimento de suas marcas.
A LLYC adquire uma participação inicial de 70% na empresa por um valor sujeito ao EBITDA nos próximos dois anos. Um pagamento de USD 18,1 milhões foi registrado como um adiantamento sobre o preço final.
Todos os sócios da Lambert se juntarão à LLYC, incluindo o Presidente e CEO, Jeff Lambert – que também responde pela presidência global da maior associação de agências independentes do mundo, a PROI Worldwide – e o Presidente Mike Houston, que anteriormente liderou a maior divisão da Lambert em Relações com Investidores e Mercados de Capital. Jeff Lambert se juntará ao Comitê Executivo Global da LLYC e também fará parte do Comitê Executivo dos EUA, ao lado de Mike Houston.
A empresa operará sob o nome de “Lambert by LLYC” e criará sinergias de valor agregado com toda a rede internacional da empresa. A Lambert está sediada em Grand Rapids, Michigan. A agência também possui centros de talentos em Detroit, Nova York, St. Louis e Phoenix, criando uma combinação perfeita com os da LLYC.
“Estamos nos Estados Unidos há uma década. Sempre os consideramos um mercado-chave para nosso crescimento. Com a aquisição da Lambert, demos o passo decisivo que precisávamos para nos tornarmos uma consultoria de referência nesse mercado. Isso nos permite ter uma presença de costa a costa. A Lambert é o parceiro perfeito. Ela se encaixa perfeitamente na filosofia da LLYC. É a plataforma de comunicação integrada ideal para dar o salto qualitativo que estávamos procurando”, destacou Alejandro Romero, sócio e CEO Global da LLYC.
Francisco Sánchez-Rivas, Presidente do Conselho de Administração da LLYC e Líder da Estratégia de Fusões e Aquisições, parabenizou ambas as equipes pelo acordo. “A visão de José Antonio Llorente, fundador da LLYC que faleceu recentemente, incluía os Estados Unidos como um mercado-chave na estratégia de crescimento da LLYC. Ele ficaria muito orgulhoso com este marco”, comentou.
“Fundei a Lambert como a primeira empresa de relações públicas integrada e apliquei essa abordagem de valor para o acionista aos nossos clientes e suas campanhas para impulsionar a diferenciação e o crescimento por 25 anos consecutivos. À medida que nos expandimos por meio de aquisições para novas regiões geográficas e serviços de marketing mais amplos, e por meio de inovações como a plataforma de fidelidade do acionista ‘TiiCKER’, procuramos o próximo pico para escalar e o encontramos na LLYC, uma empresa internacional e de capital aberto com as mesmas raízes empreendedoras e vontade tenaz de vencer”, contou Jeff Lambert, fundador e CEO da Lambert Global.
“Fizemos uma parceria com uma consultoria com a mesma mentalidade que compartilha nossas raízes empresariais, nosso compromisso com o impacto nos negócios e planos de crescimento agressivos em Digital e Fusões e Aquisições. Nosso objetivo é a liderança de mercado em todos os países e comunidades que atendemos. A LLYC é uma combinação natural com a força de nossos mercados. Juntos, forneceremos aos nossos clientes uma gama ampliada de recursos de marketing, comunicações e relações com investidores. Tudo com o mesmo excelente nível de serviço e compreensão comercial que oferecemos atualmente”, concluiu Lambert.
A aquisição da Lambert faz parte do ambicioso plano da LLYC de dobrar de tamanho nos próximos três anos por meio de aquisições direcionadas de empresas que operam em áreas-chave ou mercados estratégicos. A Lambert representa a terceira aquisição da LLYC nos EUA, depois da EDF Communications (2015) e da BAM (2023). As integrações concluídas incluem BESO (México, 2021), APACHE (Espanha, 2021), CHINA (Espanha, 2021), Impossible Tellers (Espanha, 2015), S/A Comunicação (Brasil, 2015), Arenalia, Diplolicy (Espanha, 2018) e Factor C (Chile, 2020).
Atualmente, a LLYC opera em 21 locais em todo o mundo e é considerada uma das principais empresas globais de comunicação, de acordo com as classificações da PR Week e da PRovoke Media. Desde 2020, a empresa dobrou de tamanho e de EBITDA recorrente. No ano passado, as receitas cresceram 14%.