Divulgação
Cleide Pinheiro: "O setor produtivo precisa usar a comunicação a seu favor, evidenciando as iniciativas para colaborar com a transformação social"
No ano em que celebra seu jubileu de prata, a Temple Comunicação, de Belém, trata de olhar o futuro. “Começamos o ano em ritmo intenso, com a chegada de novos clientes e a expectativa de Belém sediar a COP 30, em 2025. Vamos comemorar 25 anos de mercado com a expansão de nossos produtos e serviços, evidenciando o que temos de mais precioso, um time de profissionais diversos, talentosos e criativos”, afirma Cleide Pinheiro, sócia-diretora da agência.
Esse ritmo acelerado dá continuidade aos bons resultados do ano de 2022, quando a agência teve um crescimento de 45,5% no faturamento na comparação com 2021. Cleide pontua que o ano passado marcou a consolidação e a retomada de negócios no setor, após os impactos da crise de 2018 e os efeitos da pandemia. A agência projeta expansão em 2023, com “a valorização da diversidade de profissionais que temos em nossa casa e o potencial de estarmos conectados com o mundo a partir da Amazônia. Somos uma agência que nasceu e cresceu na Amazônia, e é feita por quem vive e compreende as amazônias da Amazônia. Uma região complexa e diversa, tal como a comunicação é em suas diferentes vertentes. Em duas décadas e meia, aprendemos muito e nos desafiamos diariamente para fortalecer parcerias e gerar novas, entregando valor aos clientes e às pessoas de nossa região, mas também expandindo nossa atuação e referência, uma vez que já estamos em dez estados do País e criando as conexões certas para as parcerias internacionais que estamos buscando”, afirma Cleide.
Para fazer frente ao desafio da expansão, a Temple está se estruturando em novas vertentes de negócios e diversificando o perfil da equipe a partir de disciplinas das áreas sociais, como educação, antropologia e sociologia, e da área de tecnologia, como analistas de dados e business intelligence. “As redes digitais estão empoderando pessoas e permitindo melhor organização dos stakeholders, o que requer maior qualificação do diálogo e, consequentemente, atribuições de novos papéis para as empresas de comunicação”, afirma Cleide Pinheiro.
E diálogo é uma das chaves da empresa para ampliar suas atividades, com uma atuação específica em serviços de diálogo social, uma das especializações da Temple, que acredita no conhecimento dos cenários locais para gerar relacionamentos estratégicos com diferentes stakeholders. “Não basta pesquisar na internet, é preciso ouvir as pessoas, tomar um café com elas e compreender as forças que atuam nas comunidades”, diz a sócia-diretora da agência.
A empresária afirma que os desafios que o mercado e a Temple em particular têm pela frente são inúmeros: “Entre eles, melhorar o Ebitda (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) e encontrar talentos com habilidades e repertórios adequados para as demandas mais atuais da comunicação”. Segundo ela, “todas as agências estão passando pelo processo de transformação digital, um caminho sem volta. Atualmente, ao elaborar as estratégias para os clientes, é fundamental enxergar as potencialidades da internet, com trabalho amparado em dados e informações confiáveis e em cases de sucesso”, assinala.
Buscando consolidar o perfil de agência de cobertura nacional com expertise na múltipla diversidade da região amazônica, a Temple aposta numa contínua expansão, por entender que esse é um momento de as organizações olharem para esse imenso território, que desperta atenção de todo o Planeta. “Estamos sediados no Pará, mas atuamos em toda a Amazônia Legal e percebemos, mais do que nunca, que o setor produtivo precisa usar a comunicação a seu favor, evidenciando os investimentos e as iniciativas para colaborar com a transformação social, sobretudo nos âmbitos de sustentabilidade, educação e geração de emprego e renda”, acrescenta a empresária.
Para concluir, Cleide Pinheiro adianta o clima de celebração nas comemorações dos 25 anos da Temple: “Estamos com uma grande programação para celebrar a data ao longo do ano e preparando o lançamento de novos produtos e projetos, com uma equipe dedicada a pensar e planejar estratégias que dialoguem com esses novos tempos, num contexto em que a Amazônia está no centro da agenda nacional e global. Isso tudo com a certeza de que a compreensão da Amazônia passa necessariamente pelo protagonismo da narrativa de quem vive essa região, conhece seus desafios e aponta soluções nos mais variados campos, inclusive da comunicação. Por tudo isso acreditamos que vamos fechar um 2023 maior, mais forte e ainda mais relevante”.